Empreendedorismo

Sensei abre primeiro supermercado autónomo em Itália

Esta é primeira implementação da startup nacional no país transalpino proporcionando uma experiência de compra rápida, sem filas ou processos de self-scanning ou de checkout.

A Sensei anuncia a sua entrada em Itália com a abertura do primeiro supermercado autónomo no centro histórico de Verona. A loja ‘Tuday Prendi & Vai’ resulta de uma colaboração com a cooperativa DAO, que actua no sector de retalho há mais de 60 anos e gere a marca Conad.

Esta é primeira implementação da startup nacional no país transalpino proporcionando uma experiência de compra rápida, sem filas ou processos de self-scanning ou de checkout, tal como acontece em outras lojas onde a tecnologia da Sensei está presente.

Os clientes têm acesso a mais de 3 mil produtos, entre os quais os de peso variável em que as balanças comunicam automaticamente com o sistema da loja; máquinas de café self-service e no final conseguem escolher como preferem pagar, se com cartão, se através da aplicação. Há ainda uma novidade que permite os utilizadores «reverem o seu carrinho de compras, actualizado em tempo real, antes de saírem da loja».

Apesar de todo o processo estar assente em tecnologia, nomeadamente em sensores, visão computacional e inteligência artificial, «há uma equipa sempre presente e treinada para ajudar e acompanhar o cliente nesta experiência inovadora».

Vasco Portugal, CEO e co-fundador da Sensei, explica mais este passo na internacionalização da startup: «Estamos muito entusiasmados com a chegada da Sensei a Itália e com o impacto que podemos gerar com a nossa tecnologia. É um privilégio fazer parceria com a DAO para abrir o primeiro supermercado autónomo do país. Estamos, em conjunto, a escrever uma nova página na história do retalho italiano e a delinear uma nova era de compras inteligentes e integradas. Estamos entusiasmados em ver e apoiar uma visão tão ousada a desenvolver-se e a crescer no futuro».

Por seu turno, Alessandro Penasa, diretor-geral da DAO, salienta a importância da colaboração : «Com a Sensei conseguimos construir uma loja onde a tecnologia fosse uma ferramenta ao serviço do negócio. Têm-se mostrado parceiros flexíveis, proactivos na adaptação da sua visão 100% inteligente do retalho à nossa visão de loja, referência para bairros e comunidades, com todas as suas peculiaridades. Estamos agora a abraçar uma tecnologia altamente avançada que poderá tornar a experiência de compra ainda mais agradável e a vida profissional dos nossos colaboradores, na sede e nas lojas, e dos nossos associados com mais qualidade e estimulante».