brand.ITOpinião

Atos Portugal muda para Eviden Portugal e aposta nas áreas de transformação digital, cloud, smart platforms, computação avançada, segurança digital e net zero

Entrevista a Octávio Oliveira, Diretor Geral da Eviden em Portugal.

Octávio Oliveira, director-geral da Eviden em Portugal.

Com a alteração da Atos Portugal para Eviden Portugal, o que muda na empresa?

Fisicamente nada. Apesar da alteração do Logo e do domíniodo email, mantemos a totalidade dos colaboradores, mantemos as instalações, mantemos a designação fiscal e permanecemos cotados na Euronext permitindo assim que os mercados financeiros sejam capazes de valorizar intrinsecamente a Eviden.

Posicionalmente, tudo muda. A Eviden será capaz de evoluir de forma independente, realizar a sua própria transformação, posicionando-se para o crescimento e geração de valor, de acordo com a sua estratégia focada em mercados de rápido crescimento e atividades de maiores margens.

Mas a Atos, enquanto multinacional de IT, não desaparece, correcto?

Correcto. A Atos anunciou no dia 1 de agosto que entrou em negociações exclusivas com o EP Equity Investment (EPEI), um grupo líder de investimento europeu, para que estes adquiram 100% dos negócios da área de Tech Foundations (Infraestruturas) e assumam participações minoritárias na Eviden. Com este reposicionamento, que mudanças na estratégia existem, quer a nível internacional, quer concretamente em Portugal? Este é um passo decisivo na execução da transformação estratégica da Atos. Esta transação posicionará idealmente a Eviden e a New Atos/Tech Foundations para executar o plano de separação e promover todo o seu potencial.

Recapitulando, a Eviden continuará a fornecer uma variedade de serviços de alto crescimento em (mas não
limitados a): Aplicativos, Segurança, Migrações para a Cloud e Computação de Alto Desempenho. Sendo que a nova Atos/ Tech Foundations fortalece e consolida a sua posição nas áreas de Gestão de Data Centers e Housing, Gestão de Infraestruturas e de Digital Workplace, permitindo um maior foco na gestão e simplificação operacional para ambas as empresas. Em Portugal, a Atos, ao não se dividir, permitirá que a Eviden assuma atualmente a capacidade da totalidade dos serviços existentes.

O foco do Local Delivery Center no Algarve vai manter-se?

Sim, a aposta do LDC do Algarve é uma aposta ganha a todos os níveis: crescimento; retenção de talentos; manutenção na região de profissionais de TI; capacidade de entrega e contribuição para a faturação interna (exportação dentro do grupo) e externa.

No nosso LDC temos projetos desafiantes, desde desenvolvimento aplicacional, serviços de Cloud AWS/ Google, testes automatizados ou automatização de processos, sendo que naturalmente nos iremos também focar em áreas de franco crescimento e apetência de mercado como, por exemplo, IoT, IA e IA Generativa.

O que torna a oferta da Eviden diferenciadora dos outros players?

Cobrimos 6 áreas tecnológicas (Transformação Digital, Smart Platforms, Cloud, Computação Avançada, Segurança Digital e Net Zero). Somos o único fabricante europeu capaz de fornecer de forma própria toda esta cadeia de valor permitindo-nos assim ser o Nº 1 europeu em serviços de gestão de segurança, o Nº 3 mundial e Nº 1 europeu em computação de alto desempenho, possuindo uma profunda experiência em cadeias de valor de tecnologia e dados com 2.100 patentes registadas e mais de 50.000 certificações.

Como é que a Eviden veem o mercado para 2024?

Com (muito) otimismo. Queremos introduzir no mercado nacional algumas das melhores práticas já desenvolvidas a nível internacional que acreditamos que irão ser diferenciadoras. A nova marca ajudar-nos-á focarmo-nos nas áreas de clara expansão tecnológica em que o conhecimento é mais percecionado e valorizado, o sucesso estará ligado à interligação de possuir as soluções inovadoras, ligadas aos recursos disponíveis suportadas no preço certo até porque a única opção é crescer.