Empreendedorismo

Sensei abre a maior loja inteligente da Europa

Portugal já tem alguns supermercados autónomos abertos ao público, mas este serve apenas para demonstrar e testar a tecnologia da Sensei, uma empresa nacional que, segundo Carlos Moedas, pode ser o próximo unicórnio português.

A Sensei inaugurou um espaço, com a presença do presidente da Câmara de Lisboa, Carlos Moedas, que serve apenas de laboratório para «testar tecnologias e aplicar aos clientes», explicou Nuno Moutinho, CTO da Sensei. Esta loja tem 500 metros quadrados e é mesmo o maior do género na Europa, tirando o detalhe de não estar aberta ao público, o que faz com que não entre nas contas desse “campeonato” – a loja que a businessIT visitou tem apenas produtos do Continente (muitos sem condições de consumo) e é apenas uma espécie de “ginásio” – daí, o nome Dojo – onde os programadores e engenheiros da empresa – os “senseis” – vão “treinando” as várias tecnologias e algoritmos que servem de base a todo o conceito de compras deste tipo de lojas. Resumidamente, esta será, assim, a maior loja autónoma e inteligente da Europa onde nunca vai ser possível comprar algo.

Compras com ou sem app
Em concreto, neste “campo de treinos” da Sensei, estão 450 câmaras apoiadas por sistemas de IA e machine learning que detectam os clientes e conseguem perceber que produtos retiram das prateleiras; estas, estão equipadas com sensores/balanças que “sabem” quantas unidades dos produtos existem e, consequentemente, estão em falta.

Vasco Portugal, CEO e co-fundador da Sensei, lembra que o Dojo reúne as tecnologias que proporcionam a «melhor experiência de compra» numa loja do género, em Portugal – um dos argumentos para esta ideia tem que ver, não só com a “teia” de sistemas em que a loja assenta, mas também com o facto de não ser preciso uma app para fazer compras, como acontece actualmente em espaços como Continente Labs, a Pingo Doce Go ou a Galp Smart Store. Se os clientes da Sensei optarem por este conceito, assim que os clientes se aproximam da saída com as compras (que até podem estar nos bolsos do casaco, por exemplo), o ecrã de checkout «reconhece tudo e o pagamento pode ser feito com cartão físico ou com o smartphone», explica Nuno Moutinho.

Sensei: o próximo unicórnio português?
Implementada em parceria com a HPE e Nvidia, esta loja acaba por ser o ponto de encontro das tecnologias de topo no campo das lojas inteligentes, uma demonstração de como se pode «melhorar a forma como vivemos», sublinhou Carlos Leite, CEO da HPE, no evento de inauguração. O mesmo, fez ainda questão de dizer que a promoção da Sensei a nível internacional vai ser uma «missão pessoal». Já Carlos Moedas fez questão de deixar uma palavra de incentivo à empresa nacional: «A Sensei vai ser o próximo unicórnio português». Resta saber com que grandes retalhistas é que este unicórnio se vai dar no futuro: sem nunca concretizar, Vasco Portugal e Nuno Moutinho garantem que vai haver «grandes aberturas» deste tipo de lojas em breve e que dentro de dois a três anos, estes espaços vão ser o standard a forma como fazemos compras – com ou sem app.