InternacionalNotícias

Stratesys potencia negócio internacional

O objectivo da empresa para 2023 é crescer 35% globalmente, cimentando a sua presença na América Latina e na Europa, em países como Portugal, Alemanha e Reino Unido, onde já tem sedes.

starline / Freepik

A multinacional tecnológica Stratesys celebrou 25 anos em 2022 e fechou o ano com uma equipa sessenta em Portugal, duplicando a sua dimensão. A nível global, a empresa espanhola registou uma facturação de 91,5 milhões de euros e um crescimento de 27%, consolidando uma equipa com 1500 profissionais. Este é um aumento que a empresa garante reflectir o investimento internacional, cujo papel é fundamental no seu posicionamento como hub tecnológico na Europa e América Latina, com presença em mais de dez países.

Tiago Miguel Duarte, partner da Stratesys, confirmou à businessIT o plano de crescimento estratégico e expansão geográfica, assim como o objectivo global de atingir os cem milhões de euros de receita em 2023: «Aspiramos a um crescimento continuado da equipa e volume de negócio local e internacional em 35%». Os planos, diz o partner, são «potenciar a capacidade de delivery e exportação de serviços de valor acrescentado para a Europa, a partir de Portugal». A empresa conta ainda lançar este ano um hub de entrega de projectos internacionais na nova versão da solução ERP da SAP (S/4HANA). Em 2023, a multinacional garante que vai continuar a apostar no crescimento da equipa em Portugal, que deverá ultrapassar as oitenta pessoas.

Um quarto de século a transformar negócios
A Stratesys celebrou 25 anos em 2022 com um «exercício excepcional que fechou com os melhores resultados da empresa até à data», afirmou em comunicado Ramón Montane, CEO e co-fundador da tecnológica. Resultados que, segundo a empresa, são o culminar de uma trajectória de um quarto de século de trabalho com muitas empresas de diferentes sectores e com diferentes perfis de gestão, desde finanças, logística, comercial, TI ou sustentabilidade, «apoiando estes negócios nos seus programas de transformação tecnológica com soluções de TI em plataformas de softwares líderes no mercado como SAP, OpenText, Microsoft ou Salesforce».

Em Portugal, a empresa colaborou com mais de 35 empresas nacionais e internacionais, pertencentes a sectores de actividade como retail, construção, indústria, telco, indústria química e farmacêutica.

Para Tiago Miguel Duarte, este crescimento reflecte a aposta na internacionalização, com Portugal a ser um país com grande destaque nesta estratégia: «As características dos profissionais portugueses têm sido uma mais-valia para o desenvolvimento de projectos internacionais pelas suas fortes competências técnicas, capacidade de adaptação aos desafios internacionais e facilidade de aquisição de outros idiomas».

Potenciar o talento
A empresa garante que irá continuar a potenciar a sua equipa de profissionais especialistas em tecnologia, assim como a aposta em talento junior. Em 2022, a multinacional lançou em Portugal a sua primeira ‘Stratesys Academy’, uma plataforma de Young Talent, através da qual formou e incorporou recém-licenciados na empresa. Esta iniciativa, com um investimento de 150 mil euros em território nacional, oferece a oportunidade a estes novos talentos de iniciarem a sua carreira profissional no mundo da inovação tecnológica. Na sequência desta aposta, a multinacional estabeleceu, ainda, um protocolo com a Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia que visa aproximar a formação académica da experiência profissional, colaborando com equipas especialistas em projectos e desafios reais do mercado de trabalho.