NacionalNotícias

PHC revela como vão evoluir as suas soluções e a estratégia para 2023

Inovação, inteligência artificial e parceiros como «consultores de gestão»: estas são algumas das apostas da software house para este ano.

O evento anual da PHC Software, o Open Minds, é o palco onde a tecnológica portuguesa mostra as suas novidades e, em antecipação, Ricardo Parreira, CEO da empresa, explicou à businessIT o que há de novo na estratégia e ao nível das soluções: «Estamos focados em melhorar as ferramentas de gestão que as empresas têm. Daí estarmos a investir tanto na inovação e na melhoria do nosso software. 1O PHC GO é um exemplo disso. É uma solução de gestão na cloud com algoritmos inteligentes, contabilidade de última geração e toda a capacidade de personalização à disposição das pequenas e médias empresas. Mas queremos que seja uma solução em evolução contínua, quer na oferta para mais sectores de actividade, quer na afirmação como um ERP para empresas de maior dimensão, ou na expansão para novos mercados. Estamos neste momento a preparar a entrada do PHC GO em Angola, que será a primeira geografia fora de Portugal a ter esta solução».

O responsável afirmou mesmo que «’evolução’ é a palavra-chave» e que, além das novidades do PHC GO, também o ERP PHC CS, vai ter novas funcionalidades para «acompanhar as necessidades de gestão das empresas». É o caso dos «módulos de human capital management direcionados à retenção de talento» e do módulo de OKR para «apoio à gestão estratégica». Segundo Ricardo Parreira, a ideia é «muito clara» e consiste em oferecer uma «melhor gestão para criar felicidade».

Além disso, a software house tem uma nova parceria com a Coverflex, que se traduz na «integração da plataforma de gestão de benefícios flexíveis» da startup nacional no ERP da PHC. Isto possibilita às empresas «trabalhar a sua política de benefícios flexíveis de forma mais fácil e com menos complicações, facilitando a vida das empresas e colaboradores».

Inteligência artificial e a importância dos parceiros
A IA é um elemento que «já faz parte do software PHC» e que vai ter especial atenção este ano. Ricardo Parreira esclareceu como é que a empresa usa esta tecnologia: «Utilizamos algoritmos inteligentes que aprendem com o utilizador. Gradualmente, vão percebendo as suas decisões e usando essa informação para poupar tempo. Já temos a reconciliação bancária inteligente, sistemas de validação inteligente, aprendizagem por persistência de escolhas e até a estimativa inteligente de valores por defeito». Entre as novidades estão os módulos smart financials do PHC GO que usam «IA para automatizar processos financeiros e fornecer insights financeiros mais precisos e em tempo real». Segundo Ricardo Parreira, a tecnologia «é tão inteligente que parece invisível, ou seja, tudo acontece de uma forma integrada apenas por usar o software».

Mas será ao nível dos parceiros, que vai acontecer uma das principais evoluções da PHC este ano, «uma mudança importante e estrutural no canal, que está a alterar a forma como os parceiros acrescentam valor aos clientes», disse o CEO. Assim, o parceiro «já não é apenas um parceiro tecnológico de revenda e implementação», mas «cada vez mais, um consultor tecnológico de gestão que acompanha os clientes na optimização da empresa a vários níveis». Assim, que a empresa está a fazer «grande investimento na capacitação da comunidade, que irá continuar», realçou Ricardo Parreira.

O CEO sublinhou que, além de eventos, há «formações e ferramentas de negócio que fortalecem a capacidade dos parceiros e que a PHC está «empenhada em construir uma verdadeira comunidade global, com ferramentas, entreajuda e partilha de boas práticas». Entre elas, Ricardo Parreira destacou a iniciativa ‘Developers Partners’, que oferece plataformas e fóruns para desenvolver add-ons, integrações, plugins para o software da tecnológica e «uma loja para parceiros».