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Inovação: muito além da tecnologia

Quando ouvimos a palavra "inovação", é normal que nos venham à cabeça imagens de robôs, carros autónomos e tecnologias de ponta. Mas a inovação não se resume apenas a avanços tecnológicos. É um conceito mais vasto, que abrange campos tão diversos quanto a arte, a ciência, a educação e a gestão.

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A inovação está presente em todo o lado e acontece quando alguém encontra uma nova forma de resolver um problema ou melhorar algo que já existe. Ou seja, não se trata apenas de inventar uma coisa nova, mas de pensar de forma diferente. A inovação social, por exemplo, tem ganho destaque nos últimos anos. Iniciativas que procuram soluções criativas para problemas sociais, como a falta de habitação ou o acesso limitado à educação, são tão inovadoras quanto a última invenção tecnológica.

No mundo das artes, a inovação é, igualmente, a força motriz. Desde os impressionistas que romperam com as tradições da pintura até os músicos contemporâneos que experimentam novos sons e fusões, a arte é um reflexo constante da capacidade humana de ver o mundo de novas e surpreendentes maneiras. «A arte sempre foi uma forma de desafiar o status quo», disse Miguel Lopes, curador, à businessIT. «Os artistas são inovadores por natureza, pois procuram expressar ideias e emoções de formas nunca antes vistas».

Inovar é «intrínseco do ser humano»
Nos negócios, a inovação vai além da adopção de novas tecnologias. A forma como as empresas se organizam, gerem talentos, comunicam e criam valor para os clientes também é palco de inovação contínua: «Há demasiadas vezes a percepção de que inovação tem de estar obrigatoriamente ligada à ciência ou tecnologia, o que é totalmente errado», explicou Sofia Ribeiro, aluna de mestrado em Economia da Empresa e da Estratégia na Universidade do Porto, que está a preparar a sua entrada no mercado com uma start-up de moda sustentável. «No nosso caso, queremos adoptar uma abordagem inovadora, não só nos materiais que pretendemos usar, mas também na forma como interagimos com os nossos clientes e colaboradores. Para nós, inovar é criar uma cultura empresarial que valoriza a criatividade, a diversidade e o impacto positivo na sociedade».

Para Sofia Ribeiro, a dimensão do projecto – a startup vai, numa primeira fase, integrar cinco elementos – não condiciona o poder de inovar: «A inovação não conhece fronteiras nem está relacionada com a dimensão da empresa. Podemos inovar na forma como comunicamos, nos expressamos ou conduzimos os nossos negócios. Inovar é uma característica intrínseca do ser humano. E, embora a tecnologia desempenhe um papel crucial neste cenário, é importante lembrar que ela é apenas uma ferramenta nas mãos daquelas pessoas que sonham, desafiam e reinventam o mundo todos os dias».

Os entraves à inovação
De acordo com a consultora McKinsey & Company, uma das barreiras mais frequentes à implementação de ideias inovadoras é a escassez de recursos financeiros. Muitas empresas, especialmente aquelas de porte pequeno e médio, deparam-se com a falta de fundos para investir em actividades de pesquisa e desenvolvimento ou para contratar profissionais especializados em inovação. Isso torna complexa, e por vezes inviável, a tarefa de conceber produtos ou serviços criativos e concorrer em pé de igualdade com organizações maiores e mais capitalizadas.