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Inovação: muito além da tecnologia

Quando ouvimos a palavra "inovação", é normal que nos venham à cabeça imagens de robôs, carros autónomos e tecnologias de ponta. Mas a inovação não se resume apenas a avanços tecnológicos. É um conceito mais vasto, que abrange campos tão diversos quanto a arte, a ciência, a educação e a gestão.

Jannoon028/Freepik

Os ambientes de experimentação e aprendizagem promovem o crescimento e o desenvolvimento pessoal acelerado dos colaboradores, destaca a consultora, podendo estimular inovações benéficas, como demonstrado pela famosa política de ‘20% do tempo’ da Google, que incentiva os funcionários a dedicarem 20% do tempo ao desenvolvimento das suas próprias ideias para a gigante norte-americano. Esta abordagem, aliás, contribuiu para a criação do Gmail e do Google Maps. «O verdadeiro valor desses programas está em indicar à organização que a aprendizagem, a experimentação e a inovação são parte integrante do trabalho diário de todos, e não se limitam a uma equipa de projectos de elite ou a outro grupo especializado».

Colaboração é fundamental
Outro obstáculo evidente é a regulação governamental. A excessiva burocracia pode tornar complicada a introdução de inovações, ao passo que regulamentações demasiado restritivas podem restringir a criatividade e a inovação em sectores específicos, o que resulta leva a que as empresas enfrentem desafios para equilibrar a procura pela inovação e a conformidade com normas e regulamentos.

No entanto, há ainda algo mais a considerar: a falta de cooperação e colaboração entre empresas também pode ser um entrave à tão desejada inovação. Frequentemente, estas hesitam em partilhar informações e ideias com os seus concorrentes, o que pode limitar o progresso inovador em todas as indústrias. Os especialistas destacam a importância da colaboração entre empresas, universidades e outras organizações, uma vez que isso pode resultar em novas concepções e inovações que trazem benefícios para toda a sociedade.

A escassez de tempo também pode transformar-se num obstáculo, já que, frequentemente, empresas e organizações enfrentam prazos apertados e concentram-se em alcançar resultados imediatos. Isto pode levar a um investimento insuficiente em pesquisas e desenvolvimento de novas ideias, comportamentos ou tecnologias. O tempo, os recursos financeiros e a disposição em abraçar mudanças emergem como os “ingredientes” cruciais para uma receita equilibrada de inovação.