A VisionWare realizou um acordo estratégico com a Universidade de Coimbra (UC) para cooperação académica e empresarial e que prevê ainda «a submissão conjunta de candidaturas a programas de financiamento da União Europeia (UE), no contexto de futuros consórcios e projectos europeus».
A empresa especializada em segurança de informação e cibersegurança vai permitir aos alunos da instituição de ensino, em especial da FCTUC – Faculdade de Ciências e Tecnologia e do DEI – Departamento de Engenharia Informática, acesso ao contexto empresarial.
Com a parceria, a VisionWare vai ter acesso privilegiado a talento tech ao mesmo tempo que investe no desenvolvimento de competências num sector cada vez mais importante em todo o mundo.
Bruno Castro, CEO e fundador da VisionWare, explica que a parceria com a Universidade de Coimbra é mais um dos objetivos que tínhamos definido, e que serve para dar resposta às exigências do mercado ao nível dos recursos humanos.
O responsável acrescenta que «é através da aproximação ao meio académico e empresarial que conseguiremos responder ao mercado, e desta maneira formar e disponibilizar cada vez mais e melhores profissionais, mais e melhores serviços».
Já o reitor da UC, Amílcar Falcão, esclarece que a instituição «tem investido na convergência académica/empresarial» e revela porquê: «O estreitar das relações com empresas de referência permite que estas melhorem a sua capacidade de inovação e competitividade. Acreditamos que a produção e transferência de conhecimento para a sociedade é uma parte essencial da missão».
O responsável da universidade sublinha ainda que a parceria com a VisionWare «representa uma oportunidade para os estudantes complementarem a sua aprendizagem académica e enriquecerem o seu currículo».
A colaboração entre a empresa portuguesa e as universidades nacionais e internacionais é uma das apostas da estratégia de negócio para 2023. A VisionWare colabora com diversas instituições de ensino superior como a Universidade do Algarve, o Instituto Politécnico de Leiria e Bragança, Instituto Piaget, a Universidade Lusófona do Porto, a Universidade Pública Cabo Verde e a Universidade de Mindelo (Cabo Verde).