InternacionalNotícias

IBM anuncia que vai abrir um data center de computação quântica na Europa

A IBM Quantum Network conta actualmente com mais de 60 organizações europeias que acedem a hardware e software quânticos através da cloud.

IBM Quantum Lab em Nova Iorque

A IBM anunciou que vai criar o seu primeiro centro de dados de computação quântica na Europa, em 2024, para incentivar a utilização dessa tecnologia por parte de empresas, instituições de investigação e governos.

A unidade, que sucede à existe em Nova Iorque, vai situar-se em Ehningen, Alemanha, ter «vários sistemas com processadores quânticos de escala utilitária, ou seja, com mais de 100 qubits» e servir a região europeia de cloud de IBM Quantum, sendo que os dados serão processados dentro da União Europeia.

Jay Gambetta, IBM Fellow e Vice-Presidente de IBM Quantum, explica que «o centro de dados quântico previsto e a região cloud associada vão oferecer aos utilizadores europeus uma nova opção com o objectivo de aproveitar o poder da computação quântica para resolver alguns dos problemas mais desafiantes do mundo».

Já Ana Paula Assis, Diretora Geral da IBM para a EMEA, destaca que o novo centro «proporcionará novas oportunidades para que os clientes colaborem lado a lado com os cientistas na Europa, assim como com os seus próprios clientes, à medida que exploram a melhor forma de aplicar a quântica na sua indústria».

A IBM Quantum Network conta actualmente com mais de 60 organizações em toda a Europa que acedem a hardware e software quânticos através da cloud, entre as quais a Universidade Bundeswehr, o CERN e o Centro de Supercomputação e Redes de Poznan (PSNC).