NotíciasSegurança

Investimento em software de prevenção de crimes financeiros cresce 30%

Os gastos globais com software de prevenção de crimes financeiros vão ultrapassar os 28 mil milhões de dólares até 2027, diz a Juniper Research.

Towfiqu Barbhuiya/unsplash

Os gastos globais com software em ferramentas de prevenção de crimes financeiros deverão ultrapassar os 28,7 mil milhões de dólares até 2027, um crescimento de 30% face aos 22,1 mil milhões registados em 2023. Segundo um novo estudo da Juniper Research, este crescimento é impulsionado pelas estratégias dos cibercriminosos de atingir o cada vez maior volume de transacções de pagamentos em canais digitais para maximizar o ganho financeiro. O software de prevenção de crimes financeiros permite que instituições e comerciantes automatizem a monitorização de detecção de fraudes, procedimentos KYC (Know Your Customer) e KYB (Know Your Business) assim como análises comportamentais precisamente para mitigar o risco de crimes financeiros. «Nos últimos trinta anos, o crime financeiro tornou-se cada vez mais uma preocupação para os governos, havendo um reconhecimento generalizado de que o crime motivado por questões económicas representa uma ameaça de longo prazo para a estabilidade e o desenvolvimento das economias das sociedades», revela a Juniper Research. A empresa de análise admite que a complexidade e a natureza do crime financeiro tornam difícil para as autoridades e instituições identificá-lo, medi-lo e corrigi-lo: «Como resultado, o crime financeiro continua a ser um dos riscos sistémicos mais significativos na economia global».

IA é a resposta à prevenção
A pesquisa prevê que, até 2027, a detecção de fraudes e os sistemas KYC representarão 88% dos gastos globais com prevenção de crimes financeiros, permitindo que as instituições melhorem a mitigação de muitos tipos de crimes comuns, incluindo invasões de contas. No entanto, à medida que os pagamentos digitais aumentam em popularidade e as experiências omnichannel se tornam comuns, a consultora alerta que o fornecimento de soluções abrangentes de prevenção de crimes financeiros está a tornar-se mais complexa, sobretudo devido ao número de plataformas e processos de pagamento envolvidos: «Em resposta, o relatório instou os fornecedores de ferramentas de prevenção de crimes financeiros a usar IA para a adaptação de sistema de verificação inteligente, permitindo que as empresas lidem com ataques cibernéticos cada vez mais complexos, escolhendo o recurso de verificação certo para cada cenário».

O relatório enfatiza que a pandemia e o aumento do uso da tecnologia digital exacerbaram o crime financeiro para instituições, economias e governos em todo o mundo: «O comportamento financeiro foi significativamente alterado pela pandemia da COVID-19, tornando mais difícil para os bancos identificar anomalias e comportamentos que possam constituir fraude financeira». A Juniper explora ainda o facto de os consumidores, sobretudo em altura de confinamento, terem recorrido às compras online, com os criminosos a aproveitaram-se dessa tendência, enquanto algumas empresas se tornaram mais propensas a práticas antiéticas. «Como resultado, os bancos ficaram mais expostos a crimes financeiros, especialmente quando se trata de pagamentos», conclui a empresa.