Em Foco

Gestão de dados na cloud é o novo (eterno) desafio

Está tudo a caminhar para a cloud: não só as empresas, mas também os particulares, criando um ambiente propício à criação e proliferação de dados. Cada vez mais dados, praticamente impossíveis de quantificar. O problema está na sua gestão e segurança: falta literacia, investimento e pessoal qualificado para integrar as empresas e ajudar a lidar com todas estas questões.

starline/Freepik

Mas daí à gestão eficaz dos dados, vai uma certa distância, diz este responsável: «Ainda são muitas as dúvidas que existem sobre a integridade, governança e responsabilidade dos dados. Aliás, um dos principais problemas da adopção em massa de plataformas, aplicações e serviços na cloud é a saída da informação da rede fechada e controlada das empresas, assim como a potencial perda de controlo sobre esses activos».

Garantir a segurança dos activos
O que tem, efectivamente, falhado, sobretudo no que à segurança diz respeito? Ainda há muitas empresas convencidas de que um antivírus tradicional, às vezes também com alguma protecção de perímetro, as protege, bem como aos seus activos na cloud. «Mas, justiça seja feita, vê-se cada vez mais uma consciencialização para a necessidade de soluções mais avançadas de protecção de endpoint e autenticação multifatorial. Há também mais noção que a sensibilização dos utilizadores para os temas da segurança é chave e tem de fazer parte da política de segurança», sublinha António Correia.

O area sales manager da WatchGuard Portugal diz que, em todo o mundo – e Portugal não é excepção – está a crescer uma consciencialização entre as empresas para as questões da cibersegurança. «A mesma trajetória ascendente está a ser observada na adopção da cloud, pelo que é imprescindível não dissociar um conceito do outro. E porque é que há um interesse cada vez maior em infra-estruturas cloud? Este crescimento é claramente motivado pela vontade de reduzir custos, enquanto se incrementa a cibersegurança e a automação do fluxo de trabalho».

A verdade é que, apesar de todas as vantagens que a cloud traz para as empresas, as dúvidas sobre a sua segurança ainda são um entrave para as organizações fazerem essa transição. «À medida que empresas de todos os tamanhos e sectores de actividade migram as suas aplicações e dados para a cloud, esta começa a tornar-se a única forma de acesso à sua informação mais importante». A WatchGuard Portugal acredita que este «porto seguro se desmorone com o ransomware a apontar as suas baterias aos activos que lá moram»; é também por isso que se «torna mais fundamental que nunca que os fornecedores de serviços cloud garantam a segurança integral dos activos que alojam».

Ou seja, parece não haver dúvida de que os dados (chamem-lhe o ‘novo ouro’ ou ‘petróleo’), têm cada vez mais um papel preponderante nas empresas, nos particulares e na sociedade em geral. O grande desafio está, agora, em manter a sua integridade, fiabilidade e segurança. E que desafio.