Em Foco

Portugal é o novo hub tecnológico da Europa

Não há como contornar esta tendência. O País é a escolha preferencial da maioria das empresas para abrir os seus centros tecnológicos na Europa. As razões para o sucesso nacional são várias, mas será que esta “moda” é benéfica para Portugal e para as organizações e startups nacionais? A maioria das entidades ouvidas pela businessIT diz que ‘sim’, já que traz crescimento e competitividade. Mas há opiniões discordantes e uma grande preocupação em relação ao talento.

O co-fundador e CEO da Unbabel considera que o facto de Portugal ser um hub tecnológico é «algo fantástico», porque significa que «vai haver pessoas que vêm para uma empresa e que depois se juntam a uma startup nacional», o que «permite que exista uma disseminação de conhecimento muito grande». Da mesma opinião é o responsável da SoftFinança, que realça que o reforço do ecossistema de startups trazido pela abordagem «já fez» o País ser mais competitivo.

José Oliveira destaca ainda que a inovação é «sinónimo de competitividade» e que os recentes escritórios da empresa, a Cidade BI4ALL, foram pensados numa lógica colaborativa: «Queremos também partilhar o nosso espaço com startups de base tecnológica e apoiar os empreendedores neste ambiente de trabalho disruptivo e inovador».