Empreendedorismo

Intuitivo é a grande vencedora do primeiro programa de startups da Demium em Portugal

A tecnológica nacional nasceu com a pandemia e quer ajudar na transformação digital das instituições de ensino.

O primeiro Roadshow Demium em Portugal, realizado pelo fundo de venture capital que abriu recentemente escritório em Lisboa, já tem vencedores. A Intuitivo alcançou o primeiro lugar, seguida pela Clynx e MyCareForce, que conseguiram o segundo e terceiro prémios, respectivamente.

A startup nacional vencedora do programa nasceu com a pandemia e quer ajudar na transformação digital das instituições de ensino. A Intuitivo, fundada pelo Diogo Silva, Duarte Oliveira e João Guimarães, desenvolveu uma «plataforma colaborativa onde os professores podem facilmente criar, guardar, gerir, partilhar, publicar e corrigir exercícios e testes, tudo no mesmo sítio, seja para regime presencial, híbrido ou online».

Diogo Patão, director de programas da Demium Portugal, explica a escolha do vencedor: «O sucesso da Intuitivo mostra como a pandemia mudou o sector da educação e continuará a mudar num futuro próximo. As escolas acabaram por perceber que o futuro passa por utilizar novas tecnologias para melhorar os seus processos, mesmo que em regime presencial».

Além da startup de Edtech, outras das premiadas foi a Clynx que criou uma solução de saúde para melhorias do ponto de vista da fisioterapia, usando câmaras com sensor de movimento. Já a MyCareforce ficou com o terceiro lugar e tem uma plataforma que liga enfermeiros com os turnos disponíveis em estabelecimentos que prestam cuidados de saúde.

O evento, feito em parceria com a TheStartupCFO, One Month PM, The Next Big Idea, e o Sheraton Hotel, permitiu que 8 startups early-stage portuguesas apresentassem os seus projectos a um grupo de 3 jurados e mais de 30 investidores.

O responsável da Demium acredita que todas as participantes «darão muito que falar» no futuro e destaca a estratégia do fundo: «O nosso objetivo como promotores de talento não é outro que não ajudar a que boas ideias de empreendedores locais sejam muito bem sucedidos».