MercadoNacionalNotícias

Demium quer revolucionar o ecossistema empreendedor em Portugal

A incubadora espanhola Demium chegou recentemente a Lisboa quer lançar nos próximos sessenta startups nos próximos 4 anos e e já está a seleccionar ideias de negócio.

A Demium Startups quer ligar o melhor talento empreendedor a oportunidades de negócio e prevê lançar mais de sesssenta negócios made in Portugal, numa avaliação conjunta superior a 100 milhões de euros.

A capital portuguesa é um dos primeiros destinos para a internacionalização da Demium Startups que escolheu o espaço de cowork  NowBeato para a sua sede.

Benjamin Lambert, managing director da incubadora nosso país., revela o porquê da aposta em Portugal: «Acreditamos que Lisboa é o epicentro da inovação na Europa, especialmente pelos incentivos ao ecossistema empreendedor e desenvolvimento de talento internacional na cidade. Confiamos que possuímos as condições necessárias para construir negócios exponenciais de relevância internacional em Portugal».

A incubadora realizou o seu primeiro evento AllStartup,  um bootcamp que contou com 37 participantes de dez nacionalidades e diversos especialistas de diversas áreas.

O leque de mentores foi constituído por Tim Brown, responsável pela relação com investidores na Fast Track; Fernando Pacheco, director de operações da Penser; Paulo Dias, director de relações da iMatch; Javier Gomez Acebo, director de operações da Ventrata; John Gale, presidente e consultor de startups na Taligon; e Ricardo Otero, professor principal na Le Wagon.

Como jurados, o programa contou com: José Guerreiro de Sousa, sócio na Armilar; Nancy Brito, sócia-gerente na Semeia; Luis Trindade, principal product owner na Farfetch; e Cláudia Almeida, sócia-fundadora da Singularity Capital.

O júri vai agora decidir que projectos vão passar à fase seguinte  e integrar o programa de incubação de seis meses no espaço NowBeato, com acesso a recursos e apoio para lançar o negócio, nomeadamente instalações gratuitas, investimento inicial e mentoria.

A Demium Startups nasceu em 2013 e posiciona-se como uma incubadora pré-ideia e pré-equipa e apoia os empreendedores que não sabem bem como começar. O objetivo é que estes possam trabalhar uma ideia, encontrar uma equipa e acelerar o negócio. Para isso, podem contar com apoio, mentoria, formação e networking permanentes. Em troca, a incubadora fica como co-fundadora e com 15% de cada empresa criada.

Até ao momento, a Demium Startups conta no seu portefólio com 174 projectos lançados, 60 empresas constituídas e 45 startups activas com avaliação conjunta de 158 milhões de euros, contabilizando mais de 70% de taxa de sucesso.

Com escritórios em Bilbao, Barcelona, Madrid, Valência, Málaga e recentemente em Lisboa e Minsk, a Demium Startups encontra-se em fase de expansão internacional, nomeadamente para Londres, Milão, Kiev e Budapeste. No próximo ano, vai também expandir para a América do Sul.