NacionalNotícias

Matosinhos inaugura primeira Zona Livre Tecnológica em Portugal

O município de Matosinhos lançou, em parceria com a NOS e a CEiiA- Centro de Engenharia e Desenvolvimento, a primeira Zona Livre Tecnológica (ZTL) em Portugal, onde se pretende testar soluções pioneiras a nível nacional.

A ZTL será um área de teste soluções tecnológicas disruptivas e em ambiente real 5G que terá como o primeiro projecto piloto, o WeShare by AYR. A iniciativa que será testada pelos colaboradores da CEiiA visa a adopção de opções de mobilidade sustentáveis que reduzam as emissões de CO2.

O conceito de ‘valorização de emissões evitadas’ está integrado na agenda de investigação e inovação do Laboratório Colaborativo Smart & Sustainable Living, título atribuído ao CEiiA pela FCT/ANI em 2018, da qual a NOS é parceira.

A apresentação do projeto teve lugar esta manhã, nas instalações do CEiiA, em Matosinhos e contou com as presenças de Jorge Graça, administrador executivo da NOS, José Rui Felizardo, CEO da CEiiA, Luisa Salgueiro, presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, e de José Mendes, secretário de estado adjunto e da mobilidade.

«A NOS acredita que o 5G vai ser catalisador na transformação da indústria em Portugal e da vida dos portugueses pelo que está empenhada em estar na liderança dos testes, e depois na implementação, das soluções que irão revelar as reais potenciais desta nova tecnologia. Com este propósito junta-se agora ao CEiiA e à Câmara Municipal de Matosinhos, neste projecto que é um primeiro passo nesse longo caminho» , afirmou Jorge Graça.

Já José Rui Felizardo revelou que «a ZLT permitirá testar e validar o conceito AYR associado à quantificação, valorização e transacção de créditos sobre emissões evitadas de CO2. Este projecto permitirá também à NOS testar aplicação da tecnologia 5G neste ambiente de negocio».

A medida das Zonas Livres Tecnológicas (ZLT) está integrada no plano Startup Portugal – Estratégia Nacional para o Empreendedorismo.