NacionalNotícias

Upcoming Energies: a nova plataforma de inovação da Galp quer «acelerar a transição energética»

A plataforma faz parte de um investimento global da Galp de 180 milhões de euros para investigação, desenvolvimento e inovação tecnológica, até 2025.

Filipe Resmini /Unsplash

A Galp anunciou uma nova «plataforma de inovação colaborativa» para ajudar a atingir um dos mais recentes objectivos da empresa, conseguir a neutralidade carbónica até 2050: a Upcoming Energies foi anunciada na WebSummit.

«Queremos desafiar toda a comunidade a criar um ecossistema fiável e eficiente onde clientes, startups, fornecedores, universidades, parceiros de I&D+I e investidores irão trabalhar de uma forma colaborativa para acelerar a transição energética», disse Andy Brown, CEO da Galp.

A plataforma Upcoming Energies faz parte do investimento global de 180 milhões de euros que a empresa de energias reservou para I&D+I (investigação, desenvolvimento e inovação tecnológica), até 2025.

Durante o próximo ano, a ideia é ter «múltiplas iniciativas»; uma das principais será o «investimento em start-ups emergentes que desenvolvam novas soluções digitais e de transformação energética».

Esta plataforma, que a Galp apelidada de «nova porta para a inovação colaborativa» está aberta para start-ups, scale-ups, empresas, universidades, investidores e outros parceiros de Portugal e Brasil; a empresa vai ainda dar acesso à rede da Galp de «clientes, parceiros, fornecedores em dez países».