NacionalNotícias

Estudo revela que Portugal é referência mundial para recrutamento nas TI

Segundo o relatório da Hays, o País oferece acesso a perfis fortes e tem boas instituições de ensino.

monsterstudio/Freepik

O estudo Tech Talent Insights da Hays Talent Solutions revela que «o mercado tecnológico e digital é considerado um dos mais dinâmico e acelerados em Portugal», o que torna o País numa referência internacional para as empresas que querem recrutar talento nestas áreas  e abrir operações em território nacional.

De acordo com dados da empresa de gestão de talento, os factores mais valorizados são a facilidade de acesso a perfis fortes com candidatos com boas competências técnicas, capacidades analíticas, orientação multinacional e competências linguísticas.

Além disso, as organizações que estão a recrutar e a fixar-se em Portugal,  referem também as boas  instituições de ensino. As universidades mais conceituadas são Faculdade Engenharia Porto, Universidade de Aveiro, Instituto Superior Técnico Lisboa, Universidade de Coimbra e o ISCTE.

Os empregadores valorizam ainda aprendizagem contínua dando cada vez mais atenção «às certificações e outras provas de upskilling» . Algumas dessas empresas oferecem programas de aprendizagem e desenvolvimento internos como parte da estratégia de retenção.

O relatório mostra que os cinco perfis mais valorizados e com maior procura são Software Developer,
DevOps, Data Scientist, Cybersecurity Specialist e Cloud Engineer e que as cidades com maior procura são Lisboa, Porto, Cascais, Coimbra, Braga, Leiria e Santo Tirso, a par das regiões autónomas dos Açores e Madeira.

«Portugal tornou-se num dos países europeus mais atractivos para as empresas iniciarem ou expandirem os seus negócios e papéis na área digital/tecnológica. Neste momento, os principais desafios que encontram são a elevada procura por estes talentos aliada à sua disponibilidade a curto prazo. Para actuar sob esta pressão empresarial a nível internacional, as empresas têm de oferecer uma forte proposta de valor para assegurar o sucesso no mercado contra outros concorrentes», refere Mário Rocha, senior manager na Hays Portugal.

«Embora exista bastante talento disponível no país, atrair e reter os melhores pode ser um desafio, mas com a estratégia certa no local, isto é possível. Portugal tem um dos mercados digitais e tecnológicos mais dinâmicos da Europa», esclarece o responsável.