NotíciasSegurança

Sophos anuncia nova aquisição para impulsionar a detecção e resposta de rede

O valor da compra da Braintrace não foi revelado pelas empresas.

rawpixel.com / Freepik

A Sophos adquiriu a Braintrace, cuja tecnologia patenteada de detecção e resposta de Rede (Network Detection and Response – NDR) vai permitir «oferecer uma visibilidade profunda sobre os padrões de tráfego de rede, incluindo tráfego encriptado, sem necessidade de desencriptação Man-in-the-Middle (MiTM)».

A tecnologia NDR vai apoiará os analistas de Resposta Gerida a Ameaças (MTR) e Resposta Rápida da Sophos, bem como os clientes dos serviços de Detecção e Resposta Alargada (XDR)e servir como ponto de partida para recolher e transmitir dados de eventos de terceiros a partir de firewalls, proxies, redes privadas virtuais (VPN) e outras fontes. Estas camadas adicionais de visibilidade e integração de eventos vão melhorar significativamente a deteção de ameaças, o threat hunting e a resposta a atividades suspeitas.

Sediada em Salt Lake City (EUA), os programadores, cientistas de dados e analistas de segurança da Braintrace vão ser integrados nas equipas globais da Sophos. A tecnologia NDR para MTR e XDR deverá ser introduzida no ecossistema de soluções da tecnológica de origem inglesa no primeiro semestre de 2022. O valor do negócio não foi divulgado pelas empresas.

Joe Levy, chief technology officer da Sophos, explica a importância da compra: «Estamos particularmente entusiasmados por a Braintrace ter desenvolvido esta tecnologia especificamente para oferecer melhores resultados de segurança aos seus clientes de Detecção e Resposta Gerida (MDR). É difícil bater a eficácia de soluções desenvolvidas por equipas de profissionais e programadores qualificados que resolvem problemas de cibersegurança no mundo real».

Já Bret Laughlin, CEO e co-fundador da Braintrace, salienta os pontos fortes da tecnologia da sua empresa: «O NDR é fundamental para o sucesso do threat hunting. A diferenciação da Braintrace em relação à concorrência reside nesta exclusiva tecnologia NDR, de que os nossos analistas MDR tiraram partido para descobrir, deter e resolver ciberataques. A equipa responde de forma mais rápida e precisa devido à visibilidade e à verificação de ameaças automatizada e em tempo real que conseguem ter sobre o tráfego encriptado. Desenvolvemos a tecnologia NDR de raiz para a detecção e agora, com a Sophos, ela vai integrar-se num sistema completo para proporcionar detecção e resposta em diversos produtos, num ecossistema de vários fornecedores».