NacionalNotícias

Sovos confirma entrada em Portugal com a aquisição da PetaPilot e Saphety

O valor dos negócios não foi divulgado pelas empresas.

A Sovos, fornecedor global de software fiscal, anunciou que adquiriu as empresas sediadas em Portugal PetaPilot e Saphety. A primeira fornece soluções de contabilidade electrónica a autoridades tributárias e empresas e a segunda que presta serviços de faturação electrónica conformes a administrações públicas e empresas.

Com as compras, a Sovos vai «criar uma solução completa de conformidade IVA, ficheiro SAF-T e transações empresas-administração pública para clientes que operam em Portugal, ao mesmo tempo que adiciona conectividade de facturação electrónica conforme e melhores recursos de contabilidade digital para responder às exigências actuais e futuras em todo o mundo».

A aquisição da PetaPilot permite à Sovos aumentar significativamente os recursos da sua nova plataforma de relatórios periódicos avançados na cloud, melhorando o suporte para requisitos globais de ficheiros SAF-T. Já a tecnologia da Saphety vai ser usada pelo fornecedor de software fiscal para para melhorar as suas soluções de conformidade de facturação electrónica,

Os líderes das tecnológicas nacionais serão integrados na estrutura da multinacional: Valter Pinho, ex-CEO da PetaPilot, passará a diretor geral da Sovos, SAF-T e Rui Fontoura, ex-CEO da Saphety, ocupará o cargo de vice-presidente da Sovos. O valor dos negócios não foi divulgado pelas empresas.

John Gledhill, vice-presidente para o desenvolvimento empresarial da Sovos, revela a importância da compra das empresas portuguesas: «Com a aquisição da PetaPilot e da Saphety, a Sovos fortalece as suas soluções no mercado crescente de conformidade SAF-T, melhorando a sua capacidade de atender às regulamentações convergentes de facturação electrónica de transações entre empresas e entre empresas e administração pública, estabelecendo operações em Portugal. Com equipas de especialistas agora em mais de 13 países, a Sovos está a construir uma presença global que dá prioridade às necessidades de conformidade local e regional dos nossos clientes».