NacionalNotícias

Barómetro da tb.lx revela que flexibilidade é um dos principais motivos de retenção de talento

Já entre as principais razões para a mudança de emprego, estão uma melhor oferta de salário e benefícios.

monsterstudio/Freepik

A tb.lx criou um barómetro de recursos humanos para aferir os níveis de segurança psicológica, bem-estar, e motivação dos colaboradores.

O estudo realizado com uma amostra de 46 respostas, o número total de colaboradores da startup da Daimler, concluiu que a maioria classifica a flexibilidade e o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal como uma das principais razões para permanecer na empresa, independentemente do nível de senioridade. Estes são os principais motivos de retenção dos colaboradores.

Já entre as principais razões para a mudança de emprego, estão uma melhor oferta de salário e benefícios.

Segundo a tb.lx, o barómetro tinha como objectivo «identificar oportunidades para melhorar a experiência das equipas e responder a todas as necessidades dos trabalhadores» e consiste numa «ferramenta online permite que cada pessoa seleccione e coloque por ordem os aspectos que mais valoriza, e os que a levariam a sair da empresa».

Sara Gorjão, chief people officer da tb.lx, explica o estudo:  «Desenvolver o barómetro de recursos humanos foi muito esclarecedor. Não só pude conhecer as motivações dos nossos trabalhadores através dos dados qualitativos, como também ter um melhor entendimento daquilo que é o trabalho de bastidores de um data scientist tão experiente como o nosso colega João Paulo. Juntando estas duas forças – o foco nas pessoas e os dados, conseguimos ser ainda mais proativos no que diz respeito à retenção de talento, pois usamos as aprendizagens do estudo para tomar melhores decisões e fazer os nossos tblxers felizes».