NacionalNotícias

Aveiro recebe hub nacional do Gaia-X

A iniciativa resulta da colaboração entre o Governo português, o projecto europeu e o Pólo das Tecnologias de Informação, Comunicação e Eletrónica (TICE.PT).

Universidade de Aveiro

O hub português do Gaia-X, projecto europeu para o desenvolvimento de infraestrutura de dados competitiva, segura e confiável, foi apresentado hoje em Aveiro.

Promovido pelo Pólo das Tecnologias de Informação, Comunicação e Eletrónica (TICE-PT), em colaboração com a Secretaria de Estado para a Transição Digital, a iniciativa vai ajudar as empresas nacionais a participar no ecossistema europeu de dados.

Os hubs europeus do projecto, entre os quais o situado na Universidade de Aveiro, vão trabalham em rede  tendo como missão «agregar o maior número de empresas e impulsionar a posição de liderança da União Europeia na economia dos dados e da cloud».

O TICE.PT será o dinamizador do hub português e estará encarregue de dar apoio ao desenvolvimento de use cases e, no âmbito dos princípios orientadores e standards do Gaia-X, garantir apoio aos stakeholders locais, contribuindo para escalar a rede europeia.

De acordo com Manuel Ramalho Eanes, presidente do TICE.PT «a criação do hub português do Gaia-X vai permitir às empresas nacionais acederem a uma plataforma de inovação única, fomentando a sua competitividade e a prosperidade europeia».

«É uma oportunidade para as empresas nacionais, com actividade na área dos dados e da cloud, ajudarem a construir o futuro dos dados no continente europeu e posicionarem-se como líderes na transformação digital», salienta o responsável.

O Gaia-X em Portugal conta já com a participação da  Glintt, Porto Digital, Bosch e Sonae que irão ajudar na  construção do futuro da economia dos dados.