Empreendedorismo

MagniFinance cria plataforma que facilita a gestão da tesouraria das empresas

A startup tem como missão tornar mais fácil a vida dos gestores e criou um software que, através da automatização e simplificação de processos, ajuda as organizações, em especial, as PME, a gerirem o dinheiro e controlarem a tesouraria.

Nascida em 2014, a MagniFinance foi fundada por três sócios de uma consultora de gestão e informática que tinham uma necessidade e não encontravam uma solução no mercado para o problema. Como qualquer gestor, precisavam de «estar informados do estado financeiro da empresa» e começaram por «registar no Excel todas as facturas, despesas e o dinheiro que entrava e saía», esclarece Jorge Santos, CEO da startup. No entanto, tal como em outras empresas, chegaram a um «ponto crítico» onde tinham uma «pilha de facturas de fornecedores a quem pagar» e precisavam de se lembrar quando é que o deviam fazer.

As soluções existentes tinham falhas em relação às suas expectativas, como «a quantidade de trabalho manual», a «perda de tempo com tarefas de manutenção de informação que poderiam ser automatizáveis» e «a necessidade de aprendizagem de conceitos contabilísticos que dificultavam a adopção e a utilidade». Assim, a MagniFinance, desenvolveu a sua solução que oferece mais que um «simples software de facturação certificada, permitindo o controlo total das finanças da empresa», explica Jorge Santos. A plataforma dá aos gestores as ferramentas que lhes permitem «gerir o dinheiro da empresa da melhor forma e sem esforço, tendo a informação financeira actualizada e controlando o dinheiro que entra e sai da empresa». O CEO explica que quando as empresas não têm a informação actualizada, arriscam-se a ter «problemas de tesouraria», o que pode colocar em causa o futuro das mesmas. A grande mais-valia da solução é que diminui para «apenas cinco minutos diários», a gestão financeira das organizações, garante o empreendedor.

Ferramentas que simplificam a gestão
A plataforma da MagniFinance tem funcionalidades que marcam a diferença, como o «reconhecimento óptico de facturas, em que, através de uma foto, toda a informação de uma despesa é incluída automaticamente na plataforma»; um «serviço de sugestões de reconciliação inteligente que conecta os movimentos bancários da empresa com as facturas emitidas ou recebidas»; a possibilidade de «criar análises personalizadas de acordo com as necessidades»; o «Invoicing Platform for Partners Network, que reduz as etapas manuais do processo de facturação, eliminando erros e aumentando a escala do negócio», entre outras.

O CEO da startup resume o papel da MagniFinance: «Somos a tecnologia a serviço do gestor». Esta visão trouxe já inúmeros prémios à empresa, entre os quais o Caixa Empreender Award, em 2015, e que consideram ter sido o «ponto de partida para a evolução da empresa».

Crescer em 2021
Com uma equipa de quinze pessoas, a MagniFinance tem planos de «expansão para 2021 com foco «nos países europeus». É por isso que a “família” da startup deve crescer este ano, com a internacionalização, para ajudar a atingir os objectivos, como revela Jorge Santos: «Estamos em constante evolução e a buscar o melhor serviço para oferecer aos nossos clientes. Somos muito ambiciosos e queremos ser a melhor plataforma de gestão financeira a nível internacional».