InternacionalNotícias

Segurança e hardware lideram prioridades de investimento em 2021

O CTO da Veeam, Danny Allan, divulgou as suas previsões de tecnologia para o novo ano.

jcomp / Freepik

A Veeam publicou seis previsões para 2021 e uma delas diz respeito aos investimentos que as empresas têm projectados, após um ano atípico. «Os gastos com TI serão recuperados após 2020, com segurança e hardware como prioridades», diz Danny Allan, director de tecnologia e vice-presidente de estratégia de produto da empresa.

«Apesar da turbulência económica causada pela pandemia em 2020, veremos um aumento de 10% nos gastos gerais de TI». A expectativa expressa no relatório é que a modernização de sistemas, além de actualizações de segurança e hardware, absorvam grande parte do volume desse investimento.

De qualquer forma, «os equipamentos per si já não serão tão atraentes» como no passado, com o foco a passar para «modelos definidos por software», acredita Allan, incluindo backup como serviço. «Durante a pandemia, o teletrabalho teve um impacto real na forma como lidamos com hardware em 2020, uma mudança que continuará em 2021 à medida que os modelos definidos por software chamam a atenção», insiste o CTO.

Com os funcionários fora do escritório tradicional e distribuídos por vários espaços, a dependência de plataformas baseadas em nuvem aumentará: a Veeam está comprometida em fornecer «um foco maior na protecção e gestão de dados em nuvem de plataformas de colaboração de equipas de trabalho». Segundo Allan, vamos assistir a uma «agressiva viragem em todos os sectores, com os responsáveis ​​pelos sistemas de tecnologia da informação a dependerem mais das suas equipas de desenvolvimento para indicarem a direcção técnica».

DevOps ganham notoriedade
As equipas DevOps ganharão peso, diz ainda a Veeam, assim como a inteligência artificial. Na verdade, parece que «a democratização da aprendizagem de máquina ocorrerá na nuvem com os dados». O reaproveitamento da informação será fundamental, diz o especialista.

Finalmente, «uma recuperação nas penalidades relacionadas com o cumprimento dos regulamentos» está excluída. As multas subiram em 2019, mas diminuíram em 2020. Este 2021 manterá a tendência de queda, «agora que as empresas já estão cientes» do que está em jogo.

No início do ano passado, a Insight Partners anunciava a aquisição da Veeam Software por cinco mil milhões de dólares. A empresa suíça tornava-se, assim, uma companhia norte-americana, passando a ter uma expansão global a partir de escritórios em trinta países e clientes em mais de 160. Aliás, a relação entre as duas empresas já tinha começado em 2019, quando a Insight Partners investiu na Veeam com trabalhos em estratégias de negócios na divisão ScaleUp da investidora, a Insight Onsite. O objectivo foi expandir o software Veeam Cloud Data Management Platform.