InternacionalNotícias

Nova versão do SAS Viya quer ajudar todo o tipo de empresas a beneficiarem da analítica

Migração para a cloud e gestão do volume de trabalho analítico mais fáceis são os novos trunfos da plataforma.

SAS

A empresa de analítica avançada quer «democratizar» o uso da analítica nas empresas e tem uma nova versão da sua plataforma cloud-native com inteligência artificial e machine learning SAS Viya.   Além disso, a aplicação passou a ter integração com os serviços Microsoft Azure.

O SAS esclarece que, agora, o Viya facilita a gestão de grandes volumes de trabalho analítico e «oferece a camada que faltava entre os modelos desenvolvidos em várias linguagens e os sistemas onde estes são implementados, eliminando a necessidade de passar por longos processos de recodificação».

Além disso, a  aquisição, em Janeiro de 2021, da Boemska, uma empresa de gestão de volume de trabalho analítico com sede no Reino Unido, enriqueceu a plataforma SAS Viya com recursos que aceleram a migração para a cloud, aumentam a portabilidade da plataforma e trazem modelos de código aberto para aplicações móveis e empresariais.

O CEO e fundador do SAS, Jim Goodnight, salienta ainda que a plataforma «ajuda as organizações a ver os seus dados, clientes e operações a partir de novos ângulos, fomentando a tomada de decisões mais seguras».

Por sua vez, o director executivo do SAS Portugal, Ricardo Pires Silva, explica que «as organizações enfrentam o desafio de consolidar e extrair valor dos seus dados, para que possam a partir deles tomar melhores decisões. O SAS Viya ajuda significativamente a resolver essa questão».

O responsável refere ainda as vantagens de usar a analítica: «A transformação digital e a inovação são pilares importantes nos planos empresariais e das instituições públicas e a nossa tecnologia facilita e agiliza esse processo de evolução».

O contributo das parcerias
O SAS Viya já está disponível no Microsoft Azure reforçando a parceria entre as empresas. Esta integração  possibilita a utilização da analítica do SAS na cloud, executar projectos com segurança, dar facilmente acesso às mais recentes inovações e upgrades e gerir tudo, de forma centralizada, com ferramentas com as quais os seus utilizadores já estão familiarizados.

Quanto às soluções conjuntas, a primeira oferta já está disponível no Microsoft Azure Marketplace e designa-se  Predict & Plan Consumer Demand. Criada no SAS Viya , o objectivo é «ajudar as empresas de retalho e bens de consumo a aumentar a precisão do forecasting, melhorar margens, reduzir os níveis de stocks e criar interações significativas com os clientes».

Por outro lado, a tecnológica fez uma parceria estratégica com a SingleStore, empresa de base de dados, para melhorar o desempenho, reduzir custos e facilitar, em tempo real, insights dos dados alojados em qualquer plataforma cloud.