InternacionalNotícias

Mastercard lança plataforma com IA para bancos avaliarem ciber-riscos

Em 2019, a Mastercard poupou aos seus stakeholders 20 mil milhões de dólares de fraude graças aos sistemas cibernéticos com recurso a IA

starline/Freepik

A Mastercard anunciou a Cyber Secure, uma suite de ferramentas com inteligência artificial (IA) que permite aos bancos prevenir possíveis violações de segurança.

Segundo a empresa, a plataforma vai permitir aos bancos «identificarem e priorizarem ameaças e vulnerabilidades em todo o ambiente digital» e que estes ajudem «os comerciantes a compreender os próprios ciber-riscos» num mundo cada vez mais digital.

A Cyber Secure possibilita assim que o sistema bancário seja «mais proativo na gestão e prevenção de violações de dados, protegendo a integridade do ecossistema de pagamentos e os dados dos consumidores». Além disso, ajuda a reduzir «as perdas financeiras associadas a ataques, poupa tempo e recursos, e fornece uma visão abrangente dos ciber-riscos através de uma aplicação»

A plataforma inclui tecnologia da RiskRecon, empresa adquirida pela Mastercard em 2020, em que a avaliação de risco é realizada com recurso a inteligência artificial avançada que combina múltiplas fontes de dados públicas e privadas. A IA avalia os dados em função de 40 critérios de segurança e infraestrutura, com o impacto e importância de cada vulnerabilidade analisada para estabelecer uma classificação em termos de ciber-risco e de navegador prioritário.

Em 2019, a Mastercard poupou aos seus stakeholders 20 mil milhões de dólares de fraude graças aos sistemas cibernéticos com recurso a IA e a  Cyber Secure é uma parte fundamental da estratégia de cibersegurança multicamadas da Mastercard para proteger o ecossistema de pagamentos e bancário.

Ajay Bhalla, presidente da cyber & intelligence da Mastercard, explica a importância do lançamento: «Na Mastercard, pretendemos antecipar os autores de fraudes e  continuar a evoluir e melhorar a nossa proteção de ambientes digitais para os nossos clientes bancários e comerciantes. Com o Cyber Secure, temos um conjunto de ferramentas digitais, baseado em IA, que nos permite fazer isso mesmo, garantindo confiança em todas as experiências, para empresas e consumidores».