NacionalNotícias

Prémios Empreendedor XXI vão distinguir startups portuguesas com ideias inovadoras

Nesta edição serão atribuídos 35 prémios no total entre Portugal e Espanha

Freepik

O BPI, em Portugal, e a CaixaBank, em Espanha através da DayOne – divisão especializada para empresas de tecnologia, estão à procura de startups com elevado potencial de crescimento. A 4ª edição dos Prémios Empreendedor XXI vai distinguir empresas de grande impacto tecnológico e que ofereçam as melhores soluções para os principais desafios da sociedade actual.

A iniciativa anual destina-se a premiar startups com menos de três anos de actividade e os seus projetos em duas categorias: prémios territoriais (duas regiões em Portugal e dezassete em Espanha) e prémios desafios (nível ibérico) em oito categorias ligadas às cidades; digitalização, novos modelos de negócio e reactivação do sector hoteleiro, restauração, turismo e lazer; saúde dos cidadãos; transformação digital e inovação no sector agroalimentar; sustentabilidade ambiental; proximidade da banca ao cliente; iniciativas de impacto social; iniciativas que aumentem a competitividade da indústria graças à ciência e à transferência tecnológica.

Os Prémios Empreendedor XXI decorrem em Portugal e em Espanha, em paralelo, no caso das categorias territoriais, e em conjunto, nas categorias setoriais. A nível nacional, a iniciativa conta com o Alto Patrocínio do Ministério da Economia e da Transição Digital e também com o apoio da Agência Nacional de Inovação (ANI), através do programa Born from Knowledge (BfK). Pelo terceiro ano consecutivo, será entregue a distinção BfK à melhor empresa portuguesa “nascida do conhecimento” e que mais se tenha destacado em actividades de Investigação & Desenvolvimento (I&D).

Nesta edição serão atribuídos 35 prémios no total em que os vencedores territoriais receberão 5 mil euros e os Prémios Desafios terão um prémio monetário de 15 mil euros. Tanto os vencedores como um finalista de cada desafio terão ainda acesso a um programa de acompanhamento internacional organizado pela ESADE, em colaboração com especialistas de Silicon Valley, e receberão mentoring especializado.

Além disso, todas as empresas vencedoras dos prémios e as finalistas dos desafios poderão participar no Investors Day Empreendedor XXI e aceder ao Programa DayOne Open Innovation, para realizar um projecto-piloto com o CaixaBank.

As empresas interessadas em participar poderão apresentar a sua candidatura através da página da iniciativa até 4 de Dezembro.