NacionalNotícias

Google e Governo Português anunciam programa de cooperação para a recuperação económica e transição digital

Competências digitais e empregabilidade são as principais áreas previstas no Memorando de Entendimento assinado hoje.

Rajeshwar Bachu/Unsplash

O programa “Grow Portugal with Google” está alinhado com as prioridades definidas pelo Governo nas competências digitais, empregabilidade, startups e inteligência artificial. O memorando de entendimento assinado hoje pelo Ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, Pedro Siza Vieira e pelo Country Manager da Google Portugal, Bernardo Correia, estabelece um conjunto de programas para desenvolver uma rápida aceleração da adopção tecnológica, actualmente em curso:

    • Empregos na Pesquisa Google: Em parceria com o Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), quando as pessoas pesquisarem por empregos no Google terão uma experiência imersiva que lhes permitirá explorar empregos na web e refinar as pesquisas para irem de encontro às suas necessidades. Esta experiência já ligou 10 milhões de pessoas a empregos em todo o mundo.

    • Atelier Digital: Desde 2016, mais de 83000 portugueses foram formados em competências digitais através do Atelier Digital – cursos online e presenciais em colaboração com o Conselho Coordenador dos Politécnicos Portugueses. Agora, a versão presencial do Atelier Digital foi convertido para o online, numa versão webinar, que arranca dia 6 Outubro com um total de 10 sessões com 10 politécnicos diferentes. Este ano, o objectivo é treinar 32.000 portugueses em competências digitais.
    • Android Training Program: Em 2019, a Google, em parceria com instituições de educação, lançou o programa para formar os portugueses em programação. Até ao momento, foram realizados 14 eventos com um total de mais de 3.000 programadores formados. A partir de 14 de Outubro, o Android Training Program será alargado para incluir formação em Cloud e machine learning e surgem novas parcerias com Universidades para eventos online com o objectivo de formar mais 3000 programadores ao longo de 12 eventos.
    • AI for Business: O lançamento desta ferramenta em Portugal irá proporcionar às empresas obterem recomendações personalizadas sobre como podem implementar a IA nos seus negócios.
    • A Google juntou-se à Indico Capital Partners para lançar o programa de aceleração Indico Accelerator Program powered by Google for Startups. O programa está actualmente a decorrer com o apoio da StartUp Portugal e será concluído em Junho de 2021. Inclui mentoring, formação, masterclasses, apoio na obtenção de financiamento, recrutamento e segmentação de produto e de consumidores da parte da Google e da Indico.
    • Em paralelo, a Google lançou com a AICEP três webinars gratuitos com foco na expansão internacional para mostrar como o digital pode ajudar as empresas, e em especial empresas de retalho, da escolha do mercado correcto à preparação para ser uma empresa global.