brand.ITOpinião

Brincar com os robôs sociais para fins de saúde

Entrevista da Huawei a Andrea Bonarini, full professor at Politecnico di Milano, Department of Electronics, Information and Bioengineering.

A iniciativa TECH4ALL da Huawei tem por fim garantir que ninguém é deixado para trás no mundo digital, fomentando programas de inclusão digital e potencializando a adoção da tecnologia a nível mundial. O projeto é semelhante a parte do trabalho que está a ser feito na academia em toda a Europa, onde os projetos de investigação se concentram em tirar partido da tecnologia em benefício da sociedade.

O professor Bonarini passou 10 anos a investigar esta causa, no laboratório de Inteligência Artificial e Robótica do Politécnico de Milão (AIRLab), com base no desenvolvimento de jogos que envolvem robôs e pessoas. Falou com a Huawei sobre a iniciativa Playbot4all, um projeto baseado em tecnologia que investiga como a robótica pode ser aplicada na sociedade.

O que nos pode dizer sobre PlayBot4All?
Playbot4all é um “hub” para pessoas que desejam desenvolver tecnologia em robótica e experimentar a sua aplicação. O nosso trabalho visa utilizar a robótica e tecnologias associadas para ajudar pessoas com deficiências cognitivas e distúrbios neurais.

Queremos que todos se divirtam a brincar, independentemente da idade, demografia ou estado de saúde. Brincar é uma experiência vital para todos; ajuda as pessoas a usar a criatividade enquanto desenvolvem a imaginação e a destreza. Também tem benefícios a nível cognitivo e emocional.

As pessoas com autismo são assoberbadas por sinais que dificultam a atividade de brincar. Os nossos robôs ajudam as pessoas a superar isso; a gerir os sinais de forma mais eficaz e a fortalecer o desenvolvimento das capacidades que o seu quadro clínico limita. A investigação provou que, se trabalhar com crianças novinhas, pode ajudá-las a superar algumas limitações por meio de um reforço comportamental positivo.

Como trabalham os vossos robôs?
Fizemos 40 robôs protótipos que estão a ser utilizados em contextos de saúde, em Itália. Há duas interações diferentes que queremos promover. A primeira é a interação livre, em que o robô responde ao movimento ou à manipulação, por exemplo, um abraço. Um robô tem o formato de um ovo sobre rodas com uma altura de 80 cm. Os componentes eletrónicos são instalados dentro dos primeiros 8 cm, sendo que o resto é material macio, agradável ao toque. Algumas crianças cavalgam nele, outras abraçam-no ou batem-lhe, obtendo reações.

Usamos inteligência artificial e a Internet of Things para possibilitar uma computação afetiva. Isto significa que os nossos robôs percebem o estado emocional do utilizador e são programados para responder de um modo específico, movendo-se ou produzindo sons e efeitos de luz.

A outra interação consiste nos jogos estruturados: através de botões, áreas sensíveis ou movimento; as pessoas interagem com o robô para atingir um objetivo.

BUBBOTInteroSite e MrMikeSite

Em que medida é a sua relação de trabalho estreita com as instituições de saúde ao desenvolver estes robôs?
Temos uma excelente relação com instituições de saúde em toda a Itália e alguns robôs foram desenvolvidos com terapeutas. Temos um robô macaco que brinca ao “Ring-a-ring-o’-roses”. As crianças autistas não gostam de interagir ou tocar noutras pessoas, então, o objetivo do macaco é estimular o toque. Quando dá as mãos ao macaco para fazer uma roda, este começa a cantar e a dançar, mas quando as larga e interrompe a ligação, o robô para.

Qual é o papel do robô no âmbito da relação com a saúde?
Os robôs são concebidos para trabalhar em conjunto com os terapeutas, não para os substituir. Mas há coisas que uma criança não pode fazer com um terapeuta, portanto, precisam de um robô. Por exemplo, os nossos robôs podem chorar quando uma criança lhes dá um soco, oferecendo, assim, as bases para o desenvolvimento da inteligência emocional da criança. Aqui está uma coisa que não é possível fazer sem um robô – não podemos ter as crianças a bater nos terapeutas. Alguns robôs são concebidos para serem controlados pelos terapeutas, podendo, assim, gerir a interação com o paciente como parte de programas de apoio individual.

Em que medida estamos longe de ver uma adoção em massa de robôs como estes na sociedade?
Com o desenvolvimento, estamos quase lá. A tecnologia é tão avançada que podemos desenvolver robôs altamente eficazes, mas o desafio com PlayBot4All é que não é fácil disponibilizar os nossos robôs.

Há exemplos de empresas de brinquedos que, assim que acrescentaram na embalagem “adequado a pessoas com distúrbios cognitivos”, esta informação dissuadiu as pessoas de comprar o produto se os seus filhos não tivessem estas deficiências. As pessoas para quem adaptamos os nossos brinquedos são incluídas numa minoria demasiado pequena para que as empresas tirem lucro num mercado de massas. Ora, é outro motivo para se ter robôs com os quais qualquer um se possa divertir a brincar.

Uma forma de contornar isto é vender os brinquedos aos estabelecimentos de saúde, mas, em geral, estes têm orçamentos limitados, por isso, temos de garantir que o custo da tecnologia no âmbito dos brinquedos seja suficientemente baixo.

Temos considerado construir a tecnologia por trás dos robôs em “open source” e fornecer informações sobre como fabricá-los. Estamos a ver diferentes microprocessadores (ESP32, Arduino, Raspberry Pi), etc., bem como componentes mecânicos, sensores e materiais de baixo custo.

Parece ser uma iniciativa cara – como é financiada?
Recebemos financiamento da rede europeia COST LUDI para reuniões e desenvolvimento de ideias. Em Itália, há fundos públicos que são atribuídos todos os anos a projetos sociais, então recebemos algum dinheiro a partir destes também.

Eu também financio o projeto pessoalmente. Quando fazemos horas extra a ensinar, recebemos um pagamento extra e eu ponho esse extra de parte para o projeto. Eu acredito no seu propósito e que a tecnologia pode beneficiar todas as pessoas da sociedade. A tecnologia deve estar acessível a todos.

Como acha que será o futuro para o seu trabalho?
Continuamos a desenvolver os nossos robôs com foco na aprendizagem, na atuação e na investigação de tecnologias e sistemas que permitam aos robôs interagir com as pessoas de forma autónoma. O desafio é combinar o robô com as capacidades do utilizador. Portanto, fazemos uso da aprendizagem de máquina e IA para otimizar o envolvimento.

Também queremos um preço favorável. O preço dos robôs varia – tipicamente vai dos  45 euros aos 4000 euros. Quanto aos 45 euros, rendem pouco ao retalhista. Quanto aos 4000 euros, poucas pessoas podem pagar. “Open source” pode ser uma via possível. Somos entusiastas quanto ao facto de os robôs sociais virem, um dia, a ser tão comuns como os robôs industriais.

O professor Bonarini e a Huawei continuam a colaborar e a partilhar os seus projetos, trabalhando juntos em vista de uma tecnologia em benefício da sociedade em geral. A Huawei também está a investigar como as suas próprias soluções de tecnologia podem oferecer apoio ao Playbot4all e a outros projetos semelhantes.

Para mais informações sobre PlayBot4All, visite http://playbot4all.polimi.it/

Huawei eco-Connect Europe 2020 — o nosso evento anual emblemático para a região europeia — a decorrer exclusivamente online, de 20 a 21 de outubro de 2020.

Durante dois dias vamos centrar a nossa atenção na cooperação com clientes e parceiros, com soluções conjuntas que acrescentam valor aos negócios e apoiam uma evolução una das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). Ao longo do evento, terá acesso a mais de dez fóruns e a um showroom virtual online onde poderá:

  • Discutir ideias com especialistas da indústria, líderes de estratégia e pensamento, e ainda decisores de negócios.
  • Conversar com clientes e parceiros com vista à exploração de oportunidades de negócio.
  • Aprofundar conhecimentos com especialistas técnicos e desenvolvedores de topo.
  • Obter perspetivas das últimas tendências na industria e tecnologia.
  • Experimentar plataformas digitais e aplicações de última geração.

Inscreva-se já: https://events02.huawei.com/UniversalForm/register/350042908/register.html