NacionalNotícias

Oracle anuncia disponibilidade da Autonomous Database nos centros dos clientes

A solução permite que as empresas migrem para um ambiente onde tudo é automatizado e gerido pela Oracle.

natanaelginting/Freepik

A tecnológica anuncia a disponibilidade da Oracle Autonomous Database na Exadata Cloud@Customer,  a plataforma que disponibilizada como um serviço cloud nos centros de dados dos clientes.

Segundo a Oracle, a nova oferta «elimina as despesas administrativas e os investimentos relacionados com as bases de dados, permitindo um modelo de facturação por consumo e o consumo elástico de recursos nas bases de dados cloud».

A Autonomous Database na Exadata Cloud@Customer permite que as empresas migrem para um ambiente onde tudo é automatizado e gerido pela Oracle. Entre as várias operações que se realizam de forma totalmente autónoma,  estão o provisionamento das bases de dados, a optimização, o clustering, a proteção contra sinistros, a escalabilidade elástica, a fixação e aplicação de patches, eliminando processos manuais e erros humanos, reduzindo custos e aumentando o desempenho, a segurança e a disponibilidade.

Além disso, a arquitetura serveless escala automaticamente para acomodar as variações das cargas de trabalho, permitindo assim uma verdadeira facturação ao consumo.

Esta é a resposta da Oracle para as empresas que hesitam em mover as suas cargas de trabalho dos dados mais críticos para a nuvem pública, por causa dos constrangimentos decorrentes da legislação sobre a soberania e da regulação dos dados, bem como das preocupações com os níveis de segurança e desempenho, ou porque as suas aplicações e bases de dados on-premises estão intimamente ligadas.

«A Exadata Cloud@Customer tem sido implementada com sucesso em centenas de clientes, incluindo grandes empresas de serviços financeiros, operadores de telecomunicações, prestadores de cuidados de saúde, seguradoras e empresas farmacêuticas em todo o mundo, para modernizar as suas infraestruturas e reduzir os custos até 50%», afirma Juan Loaiza, executive vice president, mission-critical database technologies da Oracle.