Reportagem

Infor Inspire ganha consistência virtual

Com o evento de Londres a ser cancelado, o Infor Inspire realizou-se no mundo virtual. Sem a apresentação de novos produtos, a mensagem foi sobretudo de que o negócio continua a fazer-se, o apoio continua a ser dado aos clientes e a tecnologia, sobretudo a ida para a cloud, faz mais sentido que nunca.

Abordagens para a nuvem
Com o CEO a explicar porque as empresas deveriam migrar para a nuvem e o CTO a enumerar porque a solução em nuvem da Infor é a escolha certa, Cormac Watters, o responsável pelos mercados internacionais, veio defender uma abordagem ágil – da metodologia ‘agile’ – para a implantação do ERP.

«Comentadores independentes muito reverenciados e renomados, como a McKinsey, estão a dizer que se pode aplicar um método ‘agile’ ao ERP ou à implantação de aplicações corporativas, isso é vital. Isso significa que já não estamos a olhar para projectos de três, quatro ou cinco anos que não terminam, com grandes riscos e muito medo. Estamos a falar de uma abordagem ágil mais tradicional que se usa em outros aspectos dos negócios, mas se aplica ao desenvolvimento de aplicações corporativas».

O método ‘agile’, explicou, é uma abordagem de prototipagem. Ou seja, a ideia é apresentar protótipos de forma rápida, que funcionem e sejam implementados. O objectivo não é o de disponibilizar todos os requisitos de negócios, até porque podem ter sido sido alterados quando o projecto for concluído.

Infor Agility
A Infor Agility tem o que Watters chama de ‘abordagem 60-30-10’. Fora da caixa, 60% da funcionalidade necessária já está lá. Ou seja, as empresas podem implantar e executar o sistema nos seus negócios facilmente usando esses 60%. Os 30% adicionais podem ser obtidos através da configuração, que é rápida de implantar. Os 10% finais respondem aos requisitos específicos do cliente. «Isso pode ser feito através de integrações com soluções específicas ou, em casos raros, de personalização».

O responsável pelos mercados internacionais diz que este modelo está a funcionar muito bem. «Acreditamos que isso proporcionará um ‘time to value’ mais rápido, reduzirá o custo e reduzirá o risco, porque o cliente vê que vai implantar muito mais cedo no processo. Estamos a levar isso muito a sério – e está a ser amplamente aceite pelos nossos clientes».

A Infor colocou vários clientes ‘no ar’ nas últimas semanas, com consultoria totalmente remota. «Quem pensaria que isso era possível? Mas está a tornar-se real. Suspeito que o trabalho remoto tornar-se-á um factor maior no nosso mundo daqui para frente. Portanto, precisamos seguir o conceito 60/30/10 e, portanto, tornar os projectos ainda mais económicos e rápidos».

O poder do virtual?
A Infor Inspire foi a primeira conferência internacional – para a qual a businessIT estava convidada – a ser adiada face ao contexto de pandemia. Neste caso, o conteúdo foi sólido na plataforma virtual e a mensagem facilmente entendida, apesar de desprovida de grandes novidades. Não sabemos se simplesmente não estavam projectadas ou se ficam a aguardar a possibilidade de serem apresentadas em futuros eventos já que a Infor tem definido ainda para o corrente ano outras sessões internacionais, dependentes obviamente de como o actual estado evoluir.

Mais que tudo, este Inspire foi quase um reassegurar da Infor de que, mesmo num cenário de abstracção física, os negócios continuam a fazer-se e o apoio ao cliente continua a ser dado, com a tecnologia a ser (ainda mais) importante do que antes.