NacionalNotícias

Vodafone implementa solução de estacionamento inteligente em Cascais

A Vodafone Portugal desenvolveu um projecto pioneiro de NarrowBand-IoT (NB-IoT) no município de Cascais que permitirá encontrar, em real time, os lugares de estacionamento disponíveis em praias e pontos turísticos do município.

A solução smart parking, desenvolvida para a Cascais Próxima, abrange a praia de Carcavelos e a Boca do Inferno e vai estar integrada no ecossistema MobiCascais, permitindo ao utilizador dessa app identificar lugares livres nas zonas monitorizadas por sensores.

Segundo a Vodafone Portugal, o projecto usa «duas tecnologias distintas que dão resposta às diferentes necessidades das zonas abrangidas»: na Boca do Inferno, a solução funciona com recurso a sensores de NB-IoT que estão escondidos no subsolo e, como tal, não estão visíveis ao público; já na praia de Carcavelos serão instaladas câmaras inteligentes que, além de monitorizarem os lugares disponíveis, permitem o controlo de veículos mal-estacionados.

O NB-IoT é uma nova tecnologia de transmissão em acelerada expansão, com claros benefícios para empresas, cidades e cidadãos já que assegura segurança na ligação massiva de dispositivos IoT e uma maior vida útil das baterias dos equipamentos e, consequentemente, maior longevidade.

Além disso, o baixo custo de implementação para grandes áreas geográficas ou infraestruturas urbanas e a cobertura de longo alcance são outra das grandes vantagens.

«A liderança do Grupo Vodafone em Internet of Things, com uma gestão mundial integrada de quase 81 milhões de cartões, é o selo de garantia para a crescente procura de projetos de NarrowBand IoT por parte do tecido empresarial português», afirmou Paula Carioca, administradora do segmento empresarial da Vodafone Portugal.

«A implementação de uma rede NB-IoT e de uma rede de câmaras inteligentes para o serviço Smart Parking permitirá oferecer um aumento da qualidade de serviço prestada pela Cascais Próxima, mediante uma poupança significativa de tempo e custo de deslocação na identificação dos espaços de estacionamento de rua que se encontram disponíveis via app MobiCascais», explicou Miguel Pinto Luz, vice-presidente da Câmara Municipal de Cascais.

«O Município estima que esta tecnologia possa estender-se, no médio-prazo, a cerca de 10.000 lugares de estacionamento dentro do Concelho de Cascais», acrescentou o responsável.

O smart parking deverá estar disponível durante o primeiro semestre de 2019 a tempo do arranque da época balnear.