MercadoNotícias

IDC: mercado de TIC em Portugal vai crescer 2,2% em 2019

A IDC anunciou os resultados do estudo sobre o mercado nacional de TIC entre 2018-2020 que concluiu que Portugal irá crescer 2,2% este ano.

Visão 360° do Mercado TIC e Digital em Portugal – Quotas de Mercado, Dimensão do Mercado e Previsões 2018 – 2020 é o relatório da empresa de serviços de consultadoria que as tecnologias da terceira plataforma e os aceleradores de inovação vão ter um forte aumento até 2022, quando se estima que irão representar uma oportunidade superior a 5 mil milhões de euros.

Em destaque neste crescimento estarão a cloud, a Internet of Things, o Big Data e a Cibersegurança, os quais registarão taxas anuais de crescimento compostas acima dos 7%, um crescimento liderado pelos sectores do retalho, saúde, seguros, banca, indústria e serviços profissionais.

A transformação digital está na ordem do dia para 71% dos decisores nacionais, que irão aumentar o investimento na área, com o foco na inovação de produtos e serviços, envolvimento e fidelização de clientes, crescimento de receitas e inovação em processos de negócio.

O estudo revelou ainda que o mercado nacional de TIC vai corresponder a um valor de cerca de 8.240 milhões de euros e que até 2022, esse sector deve atingir 8.586 milhões de euros, o que corresponde a uma taxa anual de crescimento composta de 1,5% no período 2017-2022;

De acordo com as estimativas da IDC, os gastos em TIC serão cada vez mais financiados pelas áreas de negócio e, em 2022, a despesa TIC financiada pela área de negócio deverá ultrapassar a financiada pelos departamentos de TI.

Já de entre as funções de suporte ao negócio, as áreas de maior investimento serão as operações específicas do negócio (35% do mercado), serviço ao cliente (13%), marketing e vendas (13%), finanças e contabilidade (9%), cadeia de abastecimento (9%) e recursos humanos (8%).