NacionalNotícias

Rangel lança solução tecnológica para apoiar indústria farmacêutica

A Rangel Logistics Solutions lançou uma solução tecnológica que permite a verificação diária dos medicamentos que entram em distribuição em Portugal, num sistema ligado ao repositório nacional da Associação Portuguesa de Verificação de Medicamentos (MVO).

A unidade Pharma da Rangel, responsável pela solução, é um operador logístico especializado e autorizado para a distribuição de produtos farmacêuticos e com esta novidade assegura que os seus clientes cumprem a nova directiva 2011/62/UE, que entra em vigor no próximo dia 9 de Fevereiro.

A legislação que prevê a introdução de dispositivos de segurança em toda a União Europeia de forma a evitar a falsificação ou adulteração de medicamentos.

Nuno Rangel, CEO da Rangel Logistics Solutions, revela que o «principal objectivo da tecnologia é mitigar ao máximo o impacto do novo regulamento nas operações do dia-a-dia dos parceiros».

O responsável explica como funciona a solução: «O nosso sistema informático está interligado com a base de dados da MVO Portugal, que detém os Identificadores Únicos e que o nosso sistema lê aquando do picking ou da devolução dos medicamentos e todos os que não constarem na base de dados da MVO, são considerados falsificados e saem do circuito».

A Rangel estima que o novo regulamento seja aplicável a 70 milhões de unidades oriundas dos 35 clientes que aderiram à solução. O sistema, que foi disponibilizado em Dezembro de 2018, efectua diariamente operações de verificação e desactivação dos Identificadores Únicos.