MercadoNotícias

Estudo da SAP revela que cloud é vista como um factor relevante na transformação digital

A SAP revelou os resultados do estudo Emerging Opportunities to Deploy Industry Processes in the Cloud em que cerca de 95% dos inquiridos indicaram que a cloud contribui para a melhoria das suas capacidades e transformação digital das suas operações.

A pesquisa conduzida pela Forrester Consulting realizou oitocentos inquéritos e entrevistou decisores de cinco sectores de actividade para avaliar o seu interesse em soluções cloud especializadas por indústria.

Assim, cerca de 91% das organizações que se consideram líderes na transformação digital acreditam que as tecnologias inteligentes na cloud vão orientar os negócios estratégicos e impulsionar os benefícios das tecnologias de informação. Esse valor baixa para 71% quando se fala com gestores que não se qualificam como líderes digitais.

«Este estudo revelou que as soluções tradicionais de cloud estão a ser implementadas por cada três de quatro empresas (76%); mudar para a cloud por indústria pode ajudar as empresas a agregar valor, optimizando as áreas standard e respectiva consistência. É permitido às empresas a resposta às crescentes expectativas dos clientes, transformando digitalmente as suas organizações e o seu ecossistema de fornecedores, clientes e parceiros», afirma Peter Maier, co-presidente da SAP Industries.

Os cinco sectores de actividade analisados neste estudo têm grande interesse na adopção de soluções cloud específicas por indústria. O 87% das empresas do sector bancário e de seguros considera que o valor é percecionado na gestão de dados e do conhecimento é o factor mais importante no uso da cloud.

Já 92% das companhias do sector dos produtos de grande consumo estão interessados pelo suporte aos processos de negócio da cadeia de abastecimento. Na manufatura discreta, as soluções na nuvem são vistas pela sua capacidade de melhoria das redes digitais de abastecimento (88%).

Quanto ao sector público, 86% das entidades revela que a nuvem é importante nas operações fiscais e de receita, enquanto que o retalho e distribuição estão interessados em processos como a gestão de risco (95%) e compras (91%).

O estudo da Forrester realça ainda que «as soluções de cloud por sector de actividade podem agregar valor aos padrões de direção e consistência nos mercados, assim como trazer maior transparência à cadeia de fornecimento, poupança de custos nos processos de mercadorias e personalizações rápidas, que visam melhorar a experiência do cliente. Mas o principal benefício destacado é a capacidade para fornecer processos integrais e inovações de última geração na cloud».