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WatchGuard lança AuthPoint

A WatchGuard anuncia hoje o lançamento de uma solução de autenticação multi-fator (MFA) com base na nuvem concebida para pequenas e médias empresas.

A MFA sempre esteve fora do alcance das pequenas e médias empresas devido ao seu elevado custo, à sua complexidade e às dificuldades de gestão. Com efeito, de acordo com um novo estudo realizado junto de gestores e profissionais de TI pela CITE Research, 61% das empresas com menos de 1000 funcionários acreditam que os serviços de MFA estão reservados apenas às grandes empresas. O AuthPoint aborda essas preocupações de autenticação, eliminando os complexos processos de integração, as despesas iniciais consideráveis e os onerosos requisitos de administração local.

«Sabemos que uma grande parte das violações de dados envolve credenciais perdidas e, como os criminosos visam organizações de qualquer tamanho, a MFA é agora um pré-requisito para todas as empresas», afirma Alex Cagnoni, diretor de autenticação da WatchGuard.

Recursos avançados de segurança

A solução da WatchGuard é um serviço na nuvem que pode ser implementado e administrado a partir de qualquer local sem a necessidade de componentes de hardware dispendiosos. O serviço conta com a aplicação AuthPoint da WatchGuard para facilitar a autenticação do utilizador. Entre os principais recursos da nova ferramenta estão a app AuthPoint, o Mobile Device DNA, a administração baseada na nuvem, e a integração com terceiros.

Depois de transferida e instalada no smartphone de um utilizador, a aplicação AuthPoint permite que os utilizadores visualizem e administrem qualquer tentativa de login por meio de notificações push, passwords de uso único ou entradas de código QR para cenários off-line. Além disso, a app está preparada para armazenar autenticadores de terceiros, como o Google Authenticator, o acesso ao Facebook, o Dropbox e muito mais.

Já o Mobile Device DNA usa uma abordagem para autenticação de utilizadores que distingue tentativas de login clonadas de tentativas legítimas. A app AuthPoint cria assinaturas personalizadas de “DNA” para dispositivos dos utilizadores e adiciona-os ao cálculo de autenticação. O resultado é que as mensagens de autenticação que não são originadas no telefone de um utilizador legítimo serão rejeitadas.

O ecossistema do WatchGuard inclui dezenas de integrações de terceiros com o AuthPoint. Isto permite que as empresas determinem que os utilizadores passem pelo processo de autenticação antes de aceder a aplicações, VPNs e redes sensíveis à nuvem. Além disso, o AuthPoint suporta o padrão SAML, permitindo que os utilizadores façam logon uma vez para aceder a uma gama completa de aplicações e serviços.

«Com o AuthPoint, estamos a romper barreiras antigas entre as empresas mais pequenas e a adoção de MFA com uma solução acessível, fácil de implementar e muito escalável – tudo isto possível graças à abordagem à autenticação baseada em cloud da WatchGuard», acrescentou o executivo.