Mercado

60% das PME portuguesas investe em novas tecnologias no local de trabalho

tecnologia local de trabalho

De acordo com um estudo feito pela Ricoh, que inquiriu mais de 1600 PME europeias, mais de metade das empresas está a introduzir novas tecnologias no trabalho, para tirar partido das tendências e alavancar os negócios.

Olhando para as PME portuguesas, a percentagem sobe mais uns pontos: 60% das PME portuguesas está empenhada em introduzir novas tecnologias no local de trabalho.

86% dos directores das PME europeias referem estar focados na melhoria da agilidade empresarial; em Portugal, esta percentagem é mais baixa, com 81,9%.

Quem não fizer mudanças a nível tecnológico não vai ter grandes projecções de futuro, acreditam as PME europeias. Para 52%, não renovar tecnologias e não as adoptar às necessidades actuais pode levar a um fracasso no local de trabalho, num prazo máximo de cinco anos.

Para as empresas portuguesas, as tecnologias que mais impacto vão ter no local de trabalho são a gestão documental (74%), análise de dados (70%), automatização (68%) e sistemas de videoconferência (64%). Os departamentos que consideram prioritária a introdução de novas tecnologias são o departamento de Finanças (57,1%), Marketing (49,40%) e de Operações (41,6%).

Ramon Martin, CEO da Ricoh Portugal e Espanha explica: que «as PME portuguesas parecem ser, em alguns casos, mais ambiciosas que as europeias». «Sabem que a agilidade é vital para capitalizar as alterações do mercado e dão valor ao papel que a tecnologia desempenha neste contexto», explica ainda Ramon Martin.