Notícias

Portugal conquista duas posições no índice de talento GTCI

pessoas, índice de talento

Foram divulgados os dados do Global Talent Competitiveness Index (GTCI) de 2018. Portugal passa a ocupar o 29.º lugar do ranking global, subindo dois lugares no índice.

Anualmente, este ranking à escala global avalia quais os países mais competitivos no que toca ao talento. De acordo com os dados divulgados, há um conjunto de características comuns relativamente aos países do top 10: contam com um sistema de educação bem desenvolvido, que garante competências sociais e de colaboração que são precisas para o actual mercado de trabalho.

Portugal ocupa o 29.º lugar do ranking, bem classificado em áreas como «tolerância a minorias e imigrantes, qualidade de vida, publicação de artigos científicos, sistema de pensões e diferença salarial entre homens e mulheres», é divulgado em comunicado relativo ao relatório, publicado pelo INSEAD, em parceria com o Grupo Adecco e Tata Communications.

As piores classificações de Portugal contam-se no que toca «a variáveis como ensino secundário, facilidade de mudança, exportações de elevado valor, colaboração entre organizações, enriquecimento intelectual e gestão profissional».

No primeiro lugar do ranking, a Suíça reforça o seu lugar na primeira posição, seguida de Singapura, no segundo lugar, e pelos Estados Unidos, em terceiro lugar. O top 10 é composto por oito países europeus: Noruega (4.º), Suécia (5.º), Finlândia (6.º), Dinamarca (7.º), Reino Unido (8.º), Holanda (9.º) e Luxemburgo (10.º).