A startup, a Universidade Carnegie Mellon, o INESC-ID e Instituto de Telecomunicações fizeram uma parceria para o o projecto de investigação MAIA – Multilingual AI Agent Assistants que permitirá melhorar exponencialmente a capacidade de agentes desenvolverem conversas multilingues.
A Unbabel e os seus parceiros vão colaborar para tornar o processo de customer service mais eficiente ao permitir que os profissionais de atendimento consigam falar com os seus clientes por chat em 30 línguas diferentes com ajuda de inteligência artificial (IA). A ideia é manter o contacto humano e, assim, as empresas terem uma relação mais próximas com os utilizadores.
Com a duração de 36 meses e correspondendo a um investimento de 2,25 milhões de euros, a investigação quer construir um conjunto de diferentes tecnologias de machine learning para um atendimento ao cliente online multilingue, que incluia «tradução automática com melhorias que permitem avaliar o contexto da conversa, assim como respostas automáticas e estimativas de qualidade conversacional», explica a Unbabel, em comunicado.
«O chat está a tornar-se cada vez mais no meio preferencial de contacto com clientes, mas tem ainda enormes desafios para ultrapassar, nomeadamente no que diz respeito ao apoio ao cliente em diversas línguas para melhorar a sua satisfação, mantendo simultaneamente a experiência de contacto entre dois humanos», revela André Martins, vice-presidente de AI Research da Unbabel.
Por seu lado, Graham Neubig, associate professor na Universidade de Carnegie Mellon, esclarece os desafios e beneficios da iniciativa: «Este projecto é especialmente desafiante pela necessidade de considerarmos o contexto conversacional para garantir traduções precisas, corretas e culturalmente apropriadas. Por outro lado, a natureza interactiva das conversas cria diferentes oportunidades para as tecnologias de tradução. O projecto MAIA vai permitir grandes avanços no processamento de linguagem natural e nas tecnologias machine learning para enfrentar estas oportunidades, aumentar a velocidade, qualidade e user experience das conversas multilíngues mediadas por soluções tecnológicas».
O actual projecto vem juntar-se a outras iniciativas de investigação que já estão a ser desenvolvidos pela Unbabel, o Scribe, em parceria com o o INESC-ID que tem o objectivo de desenvolver uma solução tecnológica para a transcrição automática aplicada à tradução e à legendagem de conteúdos audiovisuais; e o Unbabel4EU, que pretende criar solução de tradução multilingue e eliminar as barreiras linguísticas na Europa.