NotíciasSegurança

Dynabook anuncia parceria para melhorar a segurança dos seus equipamentos

A parceria com a Microsoft vai criar, segundo a marca, os PC mais seguros do mercado.

A nova categoria de PC com o Windows 10 Secured-core foi desenvolvida com uma integração profunda entre hardware e software para garantir a resistência contra actuais e futuros ciberataques.

Um PC Secured-core utiliza componentes de segurança ao nível do hardware como o Trusted Platform Module 2.0 (TPM) e modernos CPUs juntamente com uma segurança baseada em virtualização (VBS) e um serviço de integridade de código Windows dynamic hypervisor (HVCI) para criar um ambiente seguro e isolado para hardware que efectivamente isola a memória e os componentes críticos para prevenir ataques e acessos não autorizados a partes sensíveis do sistema operativo.

Para garantir uma segurança contra roubos s e ataques de phishing, os PC Secured-core utilizam o Windows Hello que combina sensores biométricos e armazenamento de credenciais baseados em hardware. Isto inclui rosto, impressões digitais, chave FIDO2 segura ou autenticação de PIN. Além disso,  o credential guard utiliza a segurança baseada em virtualização para bloquear as ferramentas usadas nestes ataques e garantir que o malware em execução no sistema operativo não possa extrair tokens de autenticação.

Os Dynabook com Windows 10 Secured-core impedem que os periféricos externos iniciem e executem o DMA (acesso directo à memória do kernel), a menos que um utilizador autorizado entre no sistema ou desbloqueie o ecrã. Além disso, os PC usam a encriptação de unidade de disco BitLocker para proteger os dados do utilizador e garantir que um computador não é violado enquanto o sistema está offline.

Este tipo de computadores seguros destinam-se a controlar os dados críticos de um trabalho e proteger os colaboradores de indústrias com dados mais sensíveis, como prestadores de serviços de saúde que lidam com registos médicos e outras informações de identificação pessoal (PII), indústrias alvo de phishing e outros ataques, e negócios que empregam trabalhadores mobile e requerem acesso a informações sensíveis do trabalho fora do escritório.

«Os desenvolvimentos dramáticos nas tecnologias digitais alimentaram o crescimento e as necessidades da força de trabalho móvel. Agora, numa era de proliferação de dados em massa e um cenário de ameaças a aumentar, as organizações precisam adaptar-se rapidamente a este ambiente em mudança. As actuais infraestruturas de rede não foram construídas com os requisitos de segurança necessários atualmente», referiu Damian Jaume, managing director da Dynabook Europe.

O responsável explicou a estratégia da empresa: «Os dispositivos costumam ser a primeira linha de defesa das organizações – mas aqueles que operam nas indústrias com os dados mais sensíveis precisam de uma camada adicional de segurança para garantir uma protecção abrangente. É por isso que estamos a realizar esta parceria com a Microsoft, para desenvolver uma abordagem de segurança integrada entre o hardware e o software».

Os modelos Portégé X30-F, Tecra X40-F e Tecra X50F são primeiros dispositivos da Dynabook a oferecer este nível de hardware, software e protecção de identidade out-of-the-box.