NacionalNotícias

Sónia Ferreira, Neide Vieira e Ella Frances Cullen são as semi-finalistas nacionais dos European Prize for Women Innovators

As vencedoras das três categorias existentes serão anunciadas na EIC Summit, que se realiza em Junho.

Finalistas e vencedoras do European Prize for Women Innovators de 2025 © EIC

A Comissão Europeia revelou as semifinalistas do European Prize for Women Innovators de 2026, que celebra mulheres empresárias que estão a impulsionar a inovação e qne que estão presentes três representantes de Portugal. As vencedoras serão anunciadas na EIC Summit, que se realiza em Junho de 2026.

A iniciativa gerida pelo Conselho Europeu de Inovação (EIC) e pelo Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia (EIT) inclui três categorias: Women Innovators, que distingue mulheres fundadoras e co-fundadoras dos Estados-Membros da UE e dos países associados ao Horizonte Europa; Rising Innovators, que premeia jovens mulheres inovadoras com menos de 35 anos; e EIT Women Leadership, que celebra a capacidade de liderança de mulheres em programas do EIT.

Sónia Ferreira, fundadora da BestHealth4U (BH4U), é semi-finalista na modalidade Women Innovators. A startup está a desenvolver tecnologias médicas que interagem com a pele e melhoram a segurança e o conforto dos pacientes.

Já na EIT Women Leadership, Portugal tem duas respresentantes: Ella Frances Cullen, co-fundadora e CMO da Minespider (empresa pioneira na rastreabilidade digital de produtos em cadeias de abastecimento), e Neide Vieira, co-fundadora e COO da IPLEXMED ( startup criou uma plataforma de diagnóstico portátil, rápida e conectada que fornece resultados com qualidade de laboratório com recurso a biossensores de grafeno).

Para consultar as restantes semi-finalistas aos European Prize for Women Innovators clique aqui

Segundo o EIC, «para além do reconhecimento, o prémio visa inspirar a próxima geração de mulheres a transformar ideias inovadoras em soluções prontas para o mercado».

 

 

Deixe um comentário