Empreendedorismo

BestHealth4U fecha ronda de financiamento seed no valor de um milhão de euros

A startup portuguesa de investigação e desenvolvimento (I&D) na área da saúde, que está a desenvolver a próxima geração de dispositivos médicos que interagem com a pele, recebeu um financiamento para acelerar a chegada dos produtos ao mercado e aumentar a equipa.

A BestHealth4U (BH4U) fechou uma ronda de investimento seed de um milhão de euros liderada pela sociedade de capital de risco portuguesa Lince Capital. A startup, que desenvolve soluções médicas e materiais para dispositivos médicos que usam a pele como plataforma (e que tem como objectivo melhorar a saúde e a qualidade de vida), vai usar o financiamento para proceder à «conclusão do desenvolvimento» do Bio2Skin, um material adesivo que se “cola” à pele e que a mantém saudável. Segundo a BH4U, esta solução tem ainda a grande vantagem de ser “amiga” do ambiente, já que é obtida através de «ingredientes e processos de produção sustentáveis». Além do Bio2Skin, a empresa está também a desenvolver um dispositivo médico para monitorização de feridas crónicas.

Este milhão de euros vai ainda servir para «preparar» a entrada da BH4U no mercado, «ampliar o leque de aplicações» deste produto e reforço da equipa, uma aposta considerada «essencial» para esta nova fase.

Sónia Ferreira (na foto), CEO da BestHealth4U, explica que criou a startup por «sentir na própria pele o problema que o uso continuado de adesivos médicos causa», uma necessidade que, desta forma, «estava bem reconhecida». A responsável revela ainda que a razão pela qual a empresa «trabalha de forma tão apaixonada» é o facto de se «conhecerem pessoas cujo trabalho da startup vai melhorar a qualidade de vida».

Aposta na inovação
A BH4U tem como factor diferenciador a sua aposta em I&D e tem sido reconhecida com prémios nacionais, europeus e dos EUA. A startup recebeu também o ‘Reconhecimento de Idoneidade’ por parte da Agência Nacional de Inovação para a área de tecnologias médicas. Foi através do fundo de apoio a I&D Lince Innovation Fundo que a Lince Capital investiu na empresa portuguesa. Vasco Pereira Coutinho, CEO da sociedade de capital de risco, salienta que a startup tem um «forte potencial para revolucionar por completo a indústria dos adesivos médicos», e assim, «ter um impacto positivo na vida de muitos que, por diversas razões de saúde, necessitam de utilizar estes produtos regularmente».

A BestHealth4U tem recebido várias demonstrações de interesse nos produtos que está a desenvolver por parte de grandes multinacionais na área dos dispositivos médicos. O investimento agora recebido vai acelerar a chegada dos produtos a quem mais deles precisa, confirma Sónia Ferreira: «Para podermos levar os nossos produtos ao mercado, e para que o percurso fosse rápido, precisávamos de parceiros que nos apoiassem, quer com a sua experiência de negócio, quer com o financiamento: encontrámos na Lince Capital o parceiro ideal».