NacionalNotícias

Americana Quantum Xchange chega ao mercado nacional através de parceria com a Warpcom

A tecnológica nacional, que foi adquirida no início do ano pela espanhola Evolutio, vai passar a oferecer o Phio Trusted Xchange (TX) como parte do seu portfólio de tecnologias de cibersegurança e serviços geridos.

Quantum Xchange/Warpcom

A Quantum Xchange, tecnológica americana que desenvolveu uma plataforma de gestão criptográfica para protecção de dados, chegou ao mercado nacional e europeu através de uma parceria estratégica com a Warpcom.

A tecnológica nacional que foi adquirida no início do ano pela espanhola Evolutio, vai passar a oferecer o Phio Trusted Xchange (TX) como parte do seu portfólio de tecnologias de cibersegurança e serviços geridos. Este é um sistema único de entrega de chaves que funciona com a infraestrutura criptográfica existente numa organização para torná-la imediatamente quantum-safe.

O Phio TX trabalha em conjunto com sistemas convencionais de encriptação e qualquer ligação TCP/IP (sem fios, cobre, satélite, fibra) para «enviar uma segunda chave simétrica, out-of-band, por um túnel separado protegido por criptografia quântica e uma rede entrelaçada para múltiplos pontos de transmissão, e sem necessidade de novo hardware no caminho».

Eddy Zervigon, CEO da Quantum Xchange, explica a escolha da Warpcom «como parceiro-âncora no mercado europeu» pelo «seu historial comprovado, o conhecimento dos mercados de língua espanhola e portuguesa, e a sua equipa de profissionais qualificados».

Pedro Morão, CEO da Warpcom., salienta as mais-valias da colaboração: «A resiliência, redundância e natureza híbrida do sistema Phio TX permitirá aos nossos clientes modernizar a sua infraestrutura criptográfica para melhor combater as ameaças actuais e trazer segurança quântica à rede. Isto é especialmente importante para garantir os esforços de transformação digital e evitar o elevado custo da obsolescência do sistema».