A Unicorn Factory Lisboa anunciou os finalistas dos Entrepreneurship Awards 2025, que distinguem fundadores, startups e líderes do ecossistema que têm impulsionado a inovação e o crescimento económico, tanto em Portugal como a nível internacional.
A edição deste ano conta com duas novas categorias: o Female Rising Star, «dedicada a reconhecer uma personalidade feminina emergente», e o International Personality Award, que distingue «figuras internacionais com impacto significativo no ecossistema português».
Os finalistas ao prémio João Vasconcelos Award – Empreendedor, que premeia a startup com melhor progresso no último ano, são CodyCandee (Bounce); Felipe Ávila da Costa (Infraspeak); Filipe Nery (Lyzer); Pedro Henriques (Bridge In); Xavier Jameson (Musiversal).
Estas tecnológicas já atraíram um investimento agregado total de 82 milhões de euros, dos quais cerca de 50 milhões foram levantados no último ano, tendo criado mais de 400 postos de trabalho.
Os candidatos a Youth Startup Award são a BloodFlow (healthtech), a GreenDash (greentech) e ROOTkey (cibersegurança); já os finalistas ao Most Impactful Startup Award são a knok, LoopOS e a ubbu. Para Most Promising Startup Award, os nomeados são a Granter, a Lampsy e a Manie.
As personalidades vencedoras nas categorias Ecossystem Award e das duas novas categorias serão anunciadas no evento, que se realiza no dia 23 de Outubro, no Técnico Innovation Center.
A edição deste ano conta com o apoio da Remote, como parceira principal, das entidades Casa do Impacto, Concentrix, Cuatrecasas, Delta, Grupo Brisa e NTT Data, como parceiras de categoria, e da Câmara Municipal de Lisboa, do Instituto Superior Técnico e da Web Summit, como parceiros institucionais e a Claranet, como parceiro de evento.
Gil Azevedo, director executivo da Unicorn Factory Lisboa, explica que «os Entrepreneurship Awards são uma oportunidade única para demonstrar a importância da inovação para o futuro de Portugal e reconhecer quem está a transformar o futuro do ecossistema».