Empreendedorismo

Startup americana Bounce escolhe Lisboa como nova sede

A Bounce, que tem um serviço de armazenamento de bagagem, decidiu mudar a sede de São Francisco para Lisboa. A startup quer contratar quinze talentos até ao final do ano, que se vão juntar aos 25 colaboradores da equipa que já estão em Portugal.

A Bounce é uma startup de travel tech que oferece um serviço de armazenamento de bagagens para turistas em mais de 1500 cidades em todo o mundo; este ano, a empresa decidiu mudar-se para Portugal. Cody Candee, fundador e CEO da Bounce, explica que a empresa surgiu para «permitir que todos possam guardar os seus pertences de forma segura onde quer que estejam e quando quiserem».

A startup disponibiliza opções de armazenamento em mais de nove mil lojas, das quais 250 estão em Portugal; para reservar, «basta fazer o download da app, escolher o parceiro Bounce e deixar as malas no local». O serviço está disponível em quinze cidades portuguesas, incluindo Lisboa, Porto, Sintra, Faro, Albufeira, Lagos, Peniche e Funchal. No entanto, a startup tem planos para chegar «brevemente» a mais locais.

Além disso, a empresa lançou recentemente um serviço de pick up de encomendas a nível nacional, que está disponível em Lisboa, Porto e Algarve. O responsável salienta que esta foi uma aposta ganha: «O nosso serviço de recolha é uma alternativa aos locais de recepção de encomendas CTT, onde se verificam longas filas de espera e horários menos flexíveis. Contamos com um aumento de clientes todos os meses».

Mudança para Lisboa
Cody Candee explica como escolheram a capital portuguesa para ser a sede da empresa: «Inicialmente, procurávamos um escritório na Europa para a Bounce devido à dimensão deste mercado e às oportunidades de negócio. Avaliamos algumas cidades europeias e Lisboa superou todas as outras. Pareceu-nos a cidade com a ligação à tecnologia mais promissora, com talento excepcional, boa energia e muitos pequenos factores que fazem a diferença, desde o fuso horário até aos voos directos para São Francisco. Depois de tomarmos esta decisão, algumas pessoas da empresa acabaram por se querer mudar para cá e, desde então, já realocámos funcionários de seis países diferentes para Lisboa. Foi um sucesso tão grande que não reabrimos o escritório nos EUA». O empreendedor acredita que esta mudança foi a escolha certa, pois considera que Portugal, e em especial a capital, vai «tornar-se o próximo hub tecnológico europeu».

Sobre a equipa, o CEO esclarece que a startup tem 55 profissionais, dos quais 25 já estão a trabalhar a partir do novo escritório em São Bento. Mas a Bounce está a crescer e pretende «contratar quinze novos colaboradores para a sede de Lisboa até ao final do ano nas funções de engenharia, growth, data, produto, design e vendas», revela Cody Candee.

Quanto ao futuro, os planos estão já delineados: «Nos próximos doze meses, vamos lançar a Bounce em novos mercados e expandir a nossa rede nos mercados existentes. Os principais mercados incluem muitas das principais cidades da Europa, Ásia e América do Sul».