MercadoNotícias

Grupo de investimento Carlyle adquire 60% da Seidor

O objectivo é «acelerar o plano de crescimento e consolidação nos mercados internacionais e preparar a médio prazo uma possível IPO» da tecnológica.

Josep Benito © Seidor

A Seidor anunciou que passou a integrar a Carlyle Europe Technology Partners com o objectivo de «acelerar o plano de crescimento e consolidação nos mercados internacionais», nomeadamente na Europa, EUA, América Latina, Médio Oriente e África e «preparar a médio prazo uma possível IPO».

Com esta operação a Carlyle, um dos maiores grupos de investimento a nível mundial, passa a deter 60% da tecnológica, mantendo-se os restantes 40% nas mãos dos sócios actuais.

Josep Benito, CEO da Seidor que continuará a liderar a consultora, explica o negócio: «A Carlyle traz não só capacidade financeira para acelerar o nosso crescimento, como também experiência e boas práticas de gestão empresarial que têm levado outras grandes empresas ao sucesso, em diversos mercados onde pretendemos ser um player relevante a médio prazo».

Já Fernando Chueca, managing director do Carlyle Group, salienta que a operação «é um grande passo para o desenvolvimento de um campeão tecnológico global, que se faça notar nos mercados mais valiosos do mundo e se possa tornar um foco de investimento atractivo e fiável para os accionistas, actuais e potenciais».

Fundada em 1982, a Seidor pretende ser uma «referência global em tecnologia para os sectores empresariais privado e público» e tem um portfólio que inclui soluções de IA, edge computing, customer experience, cloud, ERP, cibersegurança, entre outras. A tecnológica alcançou, em 2023, uma facturação de 894 milhões de euros, correspondente a um crescimento de 19% face ao ano anterior, e prevê superar a marca dos mil milhões de euros este ano.