InternacionalNotícias

Salesforce: 86% dos profissionais de TI afirma que o seu trabalho se tornou mais importante com a IA generativa

Segundo o estudo, 95% dos entrevistados revela que problemas de integração de dados impedem a adopção da tecnologia.

Freepik

A Salesforce anunciou os resultados de um estudo sobre a implementação de inteligência artificial que mostra que os líderes das empresas preferem velocidade e os profissionais de TI estão preocupados com a segurança e a qualidade de dados.

O relatório que inquiriu 600 profissionais mostra que quase 3 em cada 5 afirma que as lideranças das empresas têm expectativas irracionais sobre a velocidade e agilidade da implementação de novas tecnologias. Na verdade, 88% dos profissionais de TI afirmam que não conseguem suportar o enorme incremento de solicitações relacionadas com a IA.

A maioria dos entrevistados (87%) acredita que a IA generativa atingiu ou excedeu o seu entusiasmo e 90%
admite que forçou a uma reavaliação a estratégia tecnológica. Já 86% dos profissionais de TI afirma que o seu trabalho se tornou mais importante desde a introdução da IA generativa e 68% afirma que a sua liderança espera que sejam especialistas na tecnologia.

Além disso, a Salesforce destaca ainda que 95% dos entrevistados relata que os problemas de integração de dados impedem a adopção de IA e que quase metade (48%) tem dificuldade em encontrar um equilíbrio entre velocidade, valor empresarial e segurança, ao implementar novas tecnologias.

O estudo identifica os principais desafios desta tecnologia: a falta de competências em inteligência artificial; a segurança e qualidade de dados; o atraso de outras iniciativas e o aumento do custo de programação/ferramentas.

Juan Perez, Vice-Presidente Executivo e Chief Information Officer da Salesforce, explica que «os executivos estão compreensivelmente entusiasmados com a promessa da IA» e que «os ganhos de produtividade são em grande parte responsáveis». O responsável acrescenta que os CIO e as equipas de TI podem hesitar e potencialmente perder a oportunidade de aproveitar a tecnologia antes dos seus concorrentes, ou podem liderar o caminho, repensando como as empresas implementam IA de confiança, de uma forma responsável e sustentável».