InternacionalNotícias

Amazon Bedrock aumenta o portfólio com novos modelos de IA generativa da Anthropic

A empresa revela que os modelos Claude 3 «demonstram inteligência avançada, níveis de reacção quase humanos e têm novas funcionalidades de visão».

Steve Johnson/Unsplash

A Amazon Web Services (AWS) anunciou que a “família” Claude 3 da Anthropic já está disponível no Amazon Bedrock, o serviço que permite um acesso fácil e seguro à mais ampla escolha de large language models (LLM) de alto desempenho e modelos fundacionais para o desenvolvimento de aplicações de IA generativa.

A empresa revela que os novos modelos «demonstram inteligência avançada, níveis de reacção quase humanos, maior capacidade, precisão e têm novas funcionalidades de visão, sendo mais eficientes no processamento de diversos formatos de dados e de imagem».

Dados da Anthropic demonstram que o Claude 3 Opus, o mais inteligente da “família’”, supera os modelos actualmente disponíveis, incluído o GPT-4 ; que o Claude 3 Sonnet apresenta o dobro da velocidade dos modelos Claude anteriores na gestão de workflows, enquanto que o Claude 3 Haiku foi concebido para ser o modelo compacto mais rápido do mercado,.

Em relação a outros modelos actualmente disponíveis, o novo modelo oferece melhorias significativas em tarefas como a codificação e a capacidade de compreender línguas que não o inglês e tem uma menor incidência de erros de percepção, melhor capacidade de seguir instruções multi-step, de compreender directrizes vocais e é mais eficiente na classificação de linguagem e na análise de sentimentos.

Swami Sivasubramanian, vice-presidente da AWS para Data e IA, explica a importância da parceria com a Anthropic: «Fazemos chegar a mais avançada tecnologia de IA generativa aos nossos clientes, com a vantagem de estar associada ao AWS Tranium. O acesso ao Claude através do Amazon Bedrock chegou a startups, empresas e organizações governamentais que já implementaram esta ferramenta. E a verdade é que o seu verdadeiro potencial ainda está numa fase inicial».

Segundo a empresa, os «modelos de IA vision enabled Claude 3 estão disponíveis nas suas versões Claude 3 Opus, Claude 3 Sonnet e Claude 3 Haiku. O modelo Opus e o modelo Haiku estarão disponíveis no Bedrock nas próximas semanas».