A Evolutio anunciou a compra da Warpcom para reforçar o posicionamento de ambas as empresas no mercado ibérico. Os detalhes financeiros da operação não foram revelados, mas, segundo a Evolutio, o «objectivo da operação é complementar ofertas, partilhar capacidades e crescer em mercados de grande dimensão».
Angel Mateos, director of strategy & institutional relations da tecnológica espanhola, explica que foram «vários os factores que fizeram com que a Warpcom fosse a oportunidade certa para a Evolutio», entre eles, ser «uma referência no mercado das TIC», ter «um portfólio de produtos e serviços em quatro grandes linhas de negócio focadas em áreas de interesse e crescimento» da empresa espanhola, ter «uma vasta carteira de clientes, uma presença em diversos sectores de actividade», uma equipa com excelentes capacidades técnicas e profissionais» e «um posicionamento ímpar para fortalecer os planos de crescimento de Evolutio em Portugal».
Além disso, a empresa de integração de serviços cloud quer criar «sinergias que favoreçam o crescimento de ambas as empresas, a liderança no mercado ibérico e o reforço da aposta no mercado internacional». O director of strategy & institutional relations da Evolutio salienta ainda que há uma meta conjunta: «Temos como propósito comum crescer anualmente o negócio a dois dígitos durante os próximos três anos».
Continuidade e complementaridade
A empresa nacional continuará a operar com a mesma marca e a equipa de liderança irá também manter-se a mesma, com Carlos Inocêncio como chairman e Carlos Alves Duarte como CEO. Sobre o contributo de cada empresa, o chairman da Warpcom diz que o integrador tecnológico «vai trazer à Evolutio um forte know-how tecnológico em áreas como a cibersegurança e a integração de redes» e que, por seu lado, a Evolutio será «uma mais-valia nas áreas de multicloud, colaboração e contact center». Segundo o responsável, esta complementaridade e o enriquecimento da oferta serão «com certeza benéficos para os clientes de ambas as empresas».
Angel Mateos revela ainda que a aposta será na «continuidade do negócio e no investimento em pessoas e activos» e refere qual vai ser a estratégia da empresa para a Warpcom: «As nossas prioridades centrar-se-ão na continuidade do negócio, através do fortalecimento das áreas em crescimento, da manutenção da qualidade e do nível de atenção ao cliente, continuando assim o crescimento no mercado português». Já Jacinto Cavestany, CEO da Evolutio, destaca que a «ambição» tornarem-se o «principal parceiro tecnológico das empresas espanholas e portuguesas com dimensão global».