InternacionalNotícias

Estudo mostra que mais de 60% das empresas vão investir em IA até 2025

A adopção da inteligência artificial (IA) continua a crescer e o seu peso no EBIT das organizações  é já de cerca de 5%.

Rawpixel/Freepik

O relatório  The state of AI in 2021 sobre o estado da inteligência artificial elaborado pela consultora da McKinsey e que entrevistou 1843 representantes de empresas em todo mundo mostra que dois terços das dos inquiridos vão aumentar investimento em inteligência artificial nos próximos três anos.

De acordo com o estudo, a adopção de IA é mais comum em operações de serviço, desenvolvimento de produto e serviço e marketing e vendas e 56% das empresas já integra a tecnologia em pelo menos uma função, quando em 2020 este valor era de 50%. O crescimento verificou-se sobretudo em países com economias emergentes, nomeadamente na China, no Médio Oriente ou no Norte de África..

Assim, 27% dos inquiridos revela que usa inteligência artificial na optimização de operações de serviço e 22% no aperfeiçoamento de produtos baseados em IA e na automatização de centros de contacto.

Adopção de IA está também a trazer benefícios financeiros às empresas e 27% relatam que pelo menos 5% do lucro antes de juros e impostos (EBIT) é atribuível ao uso da tecnologia. Isto reflecte, segundo a McKinsey, um crescimento de 5 pontos percentuais em relação ao relatório do ano transacto.

Além disso, os entrevistados referem «maiores economias dos custos com IA do que anteriormente em todas as funções, com as maiores mudanças a evidenciarem-se no desenvolvimento de produtos e serviços, marketing e vendas, e estratégia e finanças corporativas».

The state of AI in 2021 concluiu ainda que as organizações estão dispostas a investir e envolver-se numa série de actividades para mitigar os riscos relacionados com a tecnologia e que a segurança cibernética continua a ser o risco mais reconhecido, embora tenha decrescido em relação a 2020, assim como a necessidade de cumprimento regulatório associado à IA.