brand.IT

Em que é que os camiões ajudam a nossa economia?

Provavelmente isto já lhe aconteceu: vai numa estrada nacional, e está um camião a sua frente que anda devagar… Até aqui, nada de anormal. Mas está com pressa, e aquele camião está a atrasar a sua viagem consideravelmente. Não existem retas pelas quais possa ultrapassar facilmente, e começa a descarregar algumas “pragas” ao camião.

Aquilo que provavelmente não sabe, é que aquele camião pode estar a cumprir uma função vital para a nossa economia, e poderá até, quem sabe, ser o camião que lhe vai dar algo que você encomendou, ou que precisa.

Muitas vezes desvalorizados, será que todos nós sabemos quais é que são as tarefas que os camiões ajudam na economia?

 

Transporte de mercadorias

Normalmente as mercadorias são transportadas pelos Volvo camiões pesados, como se diz no Brasil, ou camiões como se diz em Portugal.

As mercadorias são transportadas através das várias transportadoras existentes em Portugal, ou que operam em Portugal, e que utilizam camiões pesados para facilitar o transporte para os centros de distribuição. A partir daí, os itens são colocados em carrinhas que fazem depois a distribuição local.

Normalmente estes tipos de mercadorias são transportadas durante a noite; por exemplo existem bastantes mercadorias que vão de Espanha para Portugal, ou vice-versa, durante a madrugada enquanto nós estamos a dormir.

 

Combustível: são eles que o trazem

Certamente que nos lembramos que há bem pouco tempo existiu uma greve dos motoristas de matérias perigosas, onde o combustível está incluído. Isto provocou um certo pânico na população, e as bombas de gasolina ficaram muitas delas sem poder abastecer alguns carros.

Esta situação não é particularmente nova, uma vez que já saiu na comunicação social e já está ultrapassada, mas quando nós pensarmos que são os camiões que possibilitam o transporte do combustível que nós usamos, certamente que vamos dar muito mais valor a este tipo de situações no futuro.

 

Mudanças, pequenas e grandes

Imagine que tem uma grande empresa, e que pretende mudar a sua estrutura para outro edifício. Vai levar tudo em carros pequenos? Claro que não, é para isso que servem os camiões de mudanças, de empresas profissionais e credenciadas para este tipo de soluções.

Uma vez que podemos estar a falar de várias toneladas, nem sempre é possível um camião andar rápido, mas podemos garantir que no caso das mudanças ele está a fazer um trabalho absolutamente vital para a nossa economia, mudando uma empresa muitas das vezes para sítios melhores e que pode traduzir-se em mais postos de trabalho.

 

Grandes lojas, grandes transportes

Imagine uma loja do IKEA, com tudo aquilo que você precisa, para colocar no seu carro ou encomendar on-line. Como é que acha que o mobiliário que depois vai para a sua casa chega a estes estabelecimentos?

Muitas das vezes estamos a falar de transportes internacionais, onde as pessoas vão em pares, para conseguir transportar todo aquele material para o seu destino: enquanto um dorme outro conduz e vice-versa.

 Conseguimos com estes exemplos, que não são os únicos, mas sim apenas alguns, perceber a importância que um camião tem na nossa economia. No futuro, quando encontrar um, pense neste texto e certamente a sua reação será diferente.